Conversamos com Claudia Furini, Superintendente de Marketing e Sustentabilidade do Banco Votorantim, sobre a estratégia da marca.
A BV, marca de varejo do Banco Votorantim, patrocina dois dos maiores campeonatos mundiais de skate: WS Park Skateboarding World Championship (Mundial de Park) – que aconteceu na última semana em São Paulo, e o SLS Word Championships (Mundial de Street), iniciado hoje e que vai até o próximo dia 22. A BV possui uma plataforma de esportes que tem como objetivo desenvolver o esporte de base em todo o país. Além do skate, apoia outras modalidades em parceria com institutos liderados por grandes atletas: Instituto Serginho10, do líbero de vôlei Serginho; Instituto Próxima Geração, do tenista Mauro Menezes; Instituto Reação, liderado pelo judoca Flávio Canto e que tem o campeão Panamericano David Moura como embaixador da unidade de Cuiabá (MT); M4NasEscolas, do multicampeão de basquete Marcelinho Machado; e Instituto Esporte e Educação (IEE), da Ana Moser (vôlei). Falamos com Claudia Furini, Superintendente de Marketing e Sustentabilidade do Banco Votorantim, pra entender melhor essa estratégia.
foto divulgação
A BV iniciou uma importante parceria com o universo esportivo, fundamentalmente porque não mira o curto prazo. Como é pensar em uma estratégia parceira para o longo prazo e como ser um real parceiro no longo prazo?
A BV optou pelo caminho mais longo no patrocínio esportivo, que é o envolvimento na base e educação. O esporte tem um poder de transformação muito forte e isso não significa que o objetivo é formar apenas campeões. Os institutos apoiados pela BV tem o intuito de ensinar na teoria e na prática modalidades que geram valores como união, disciplina e respeito ao próximo. Se a cada projeto apoiado sair um atleta de alto rendimento, ficaremos felizes, mas o foco principal é priorizar a formação de cada uma dessas crianças e jovens que podem ter nos nossos atletas exemplos de conduta esportiva e de vida.
O Skate é uma das modalidades que mais crescem no país. Há um desejo de ser protagonista dessa modalidade no Brasil?
O apoio da BV começou no esporte de base por meio de institutos de renomados nomes do esporte brasileiro que atendem centenas de crianças. Com os skatistas Yndiara Asp, Murilo Peres, Kelvin Hoefler e Rayssa Leal, além do judoca David Moura e a tenista Bia Haddad, a BV entrou no esporte de alto rendimento. Temos também uma parceria com o multicampeão Bob Burnquist, que reforma pistas por todo o Brasil – até o momento foram revitalizados espaços em Belo Horizonte (MG), Lauro de Freitas (BA), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Sapiranga (RS). Além disso, kits modulares de rampas e obstáculos projetados pelo Bob denominados Burnkit serão instalados em escolas públicas do país. São todos atletas que disputam os principais campeonatos do mundo e, consequentemente, trazem mais visibilidade para a BV. Porém, o maior objetivo não é ser protagonista dos esportes, mas sim contribuir nas próximas conquistas de cada um deles, sendo uma parceira alinhada com as expectativas de cada atleta.
Está nítido que, assim com o alto rendimento, vocês observam o potencial no esporte de formação. Como estratégia, financeiramente, e não é necessário explicitar o valor, é possível apontar que é possível apoiar diversos projetos de formação, alcançando mais gente, ao invés de ter foco em uma única modalidade de alto rendimento?
Existem alguns caminhos para gerar visibilidade para a marca. O primeiro é o mais clássico: estampar seu logo em camisas de instituições esportivas. Porém, nós da BV, acreditamos no poder transformador do esporte. Não apenas focado no mundo do esporte em si, mas na mudança que ele pode causar na vida da pessoas. Então, ao se associar a grandes nomes do esporte brasileiro, seja do alto rendimento ou dos atletas que querem dar um retorno à sociedade, a BV mostra que aposta e confia no caminho mais longo, porém, que impacta diretamente no cotidiano de milhares de brasileiros.
Com a BV pensa que pode ser estratégica para o desenvolvimento do esporte e sua gestão Brasil afora?
O apoio da BV no esporte está em todo o Brasil. Temos projetos localizados em São Paulo e Rio de Janeiro, mas também estamos apoiando a expansão do Instituto Reação, que é referência no trabalho de transformação social pelo esporte, para Cuiabá, no Mato Grosso do Sul. Além disso, em parceria com o Bob Burnquist, reformamos pistas de skate no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia.
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BV Expands Performance and Sponsors Two of the World's Largest Skateboarding Events /
We spoke with Claudia Furini, Marketing and Sustainability Superintendent of Banco Votorantim, about the brand strategy.
BV, a retail brand of Banco Votorantim, sponsors two of the world's largest skate championships: WS Park Skateboarding World Championship - which took place last week in Sao Paulo, and SLS Word Championships (Street World), started today and which runs until the 22nd. The BV has a sports platform that aims to develop the basic sport throughout the country. In addition to skateboarding, it supports other sports in partnership with institutes led by great athletes: Instituto Serginho10, from the volleyball club Serginho; Next Generation Institute, by tennis player Mauro Menezes; Instituto Reação, led by Judoca Flávio Canto and who has the Panamerican champion David Moura as ambassador of the Cuiabá (MT) unit; M4NasSchools, from the multi-basketball champion Marcelinho Machado; and Ana Moser's Sports and Education Institute (IEE) (volleyball). We spoke with Claudia Furini, Marketing and Sustainability Superintendent of Banco Votorantim, to better understand this strategy.
BV has started an important partnership with the sports universe, mainly because it does not aim at the short term. What is it like to think of a long-term partner strategy and how to be a real long-term partner?
BV has opted for the long way in sports sponsorship, which is involvement in grassroots and education. The sport has a very strong transformative power and that does not mean that the goal is to form only champions. The institutes supported by the BV aim to teach in theory and practice modalities that generate values such as unity, discipline and respect for others. If every supported project comes out a high performance athlete, we will be happy, but the main focus is to prioritize the training of each of these children and young people who may have in our athletes examples of sports and life conduct.
Skate is one of the fastest growing sports in the country. Is there a desire to be a protagonist of this sport in Brazil?
BV's support began in grassroots sport through renowned Brazilian sports institutes that serve hundreds of children. With skaters Yndiara Asp, Murilo Peres, Kelvin Hoefler and Rayssa Leal, as well as judoka David Moura and tennis player Bia Haddad, BV has entered the high performance sport. We also have a partnership with the multi-champion Bob Burnquist, who renovates tracks throughout Brazil - so far spaces have been revitalized in Belo Horizonte (MG), Lauro de Freitas (BA), Florianopolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) and Sapiranga (RS). In addition, Bob's modular designed ramp and obstacle kits called Burnkit will be installed in public schools across the country. They are all athletes who compete in the main championships of the world and, consequently, bring more visibility to the BV. However, the main goal is not to be a protagonist of sports, but to contribute to the next achievements of each one of them, being a partner aligned with the expectations of each athlete.
It is clear that with high performance you see the potential in the sport of training. As a strategy, financially, and it is not necessary to spell out the value, is it possible to point out that it is possible to support several training projects, reaching more people, instead of focusing on a single high performance modality?
There are a few ways to generate brand visibility. The first is the most classic: stamping your logo on sports shirts. However, we at BV believe in the transformative power of sport. Not just focused on the sporting world itself, but on the change it can cause in people's lives. So, by associating with big names in Brazilian sports, whether high performance or athletes who want to give back to society, BV shows that it bets and trusts in the long way, but that directly impacts the daily lives of thousands of Brazilians. .
With BV do you think it can be strategic for the development of sport and its management in Brazil?
BV's support in sports is all over Brazil. We have projects located in São Paulo and Rio de Janeiro, but we are also supporting the expansion of Instituto Reação, which is a reference in the work of social transformation through sport, to Cuiabá, Mato Grosso do Sul. In addition, in partnership with Bob Burnquist , refurbished skating rides in Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais and Bahia.





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