Quando Andressa Fontinele, 21 anos, viu um anúncio no Instagram para um concurso de vídeos que valia um iPhone, ela não teve dúvidas: era hora de calçar os patins e registrar as manobras que já haviam lhe dado o primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação na categoria freestyle slalom feminino em 2016.
Ela não ganhou o celular da Apple – o segundo lugar rendeu um modelo do sistema operacional Android. Mas o mais importante, porém, foi a moradora de Caruaru (PE) acabar sendo atraída para o TikTok, responsável pelo concurso. Desde então, ela cresceu no app chinês. Com mais de 2 milhões de seguidores, Andressa está entre os cinco principais “tiktokers” do País.
“Se você tem bom conteúdo, a plataforma coloca você lá em cima. Em uma semana, eu já tinha 5 mil seguidores”, diz. O TikTok aposta justamente nos seus algoritmos para promover conteúdo. Ela está no app há cerca de um ano e meio.
A escolha por criar vídeos em cima dos patins foi mais óbvia do que as manobras sugerem. Além de patinar desde os 15 anos e participar de campeonatos do esporte, ela é estudante de Educação Física. Também trabalha com fotografia – a família tem um negócio na cidade de produção audiovisual para eventos, como casamentos e formaturas. Alguns dos vídeos mais profissionais na plataforma foram feitos por sua mãe ou a irmã.
O TikTok, claro, percebeu o potencial do perfil e passou a investir na carreira dela, que já foi a São Paulo e Rio de Janeiro para participar de cursos e promoções. Em 2018, Andressa passou nove dias em Los Angeles, nos EUA, num curso voltado para influenciadores digitais.
“Ainda não consigo viver só do TikTok, mas ele me deu muitas oportunidades”, conta. “Se fosse transformar em dinheiro tudo o que já me pagaram, não teria como ganhar isso em outras redes sociais”, diz, citando a soma de mais de R$ 20 mil por ano, entre viagens e cursos.
No futuro, ela acredita que pode fazer a transição para outras redes sociais mais lucrativas – um movimento que já aconteceu com alguns youtubers. A estratégia é cativar fãs ainda jovens e crescer com eles em outros domínios – após entrar no TikTok, Andressa já tem 50 mil fãs no Instagram.
A maior pista de patinação sobre rodas do Brasil.
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Por Bruno Catalão
Publicado às 21:51 de 24/01/19
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Towards success, with skates. Andressa Fontinele has 2 million followers.
When Andressa Fontinele, 21, saw an Instagram ad for a video contest that was worth an iPhone, she had no doubts: it was time to put on the skates and record the maneuvers that had already given her the first place in the ranking of the Brazilian Confederation of Hockey and Skating in the freestyle female slalom category in 2016.
She did not win the Apple cell phone - the second place earned a model of the Android operating system. But more importantly, the resident of Caruaru (PE) ended up being attracted to TikTok, responsible for the contest. Since then, she has grown up in the Chinese app. With over 2 million followers, Andressa is among the top five tiktokers in the country.
"If you have good content, the platform puts you up there. In one week, I already had 5,000 followers, "he says. TikTok bets on its algorithms to promote content. She's been in the app for about a year and a half.
The choice to create videos on the skates was more obvious than the maneuvers suggest. In addition to skating since she was 15 and participating in sport championships, she is a student of Physical Education. Also works with photography - the family has a business in the city of audiovisual production for events such as weddings and graduations. Some of the more professional videos on the platform were made by your mother or sister.
TikTok, of course, realized the potential of the profile and started to invest in her career, which has already been to São Paulo and Rio de Janeiro to participate in courses and promotions. In 2018, Andressa spent nine days in Los Angeles, USA, in a course focused on digital influencers.
"I still can not live on TikTok alone, but he gave me lots of opportunities," he says. "If it were to turn into money all that they have already paid me, I would not have been able to earn it in other social networks," he says, citing the sum of more than R $ 20,000 per year, between travel and courses.
In the future, she believes she can transition to other, more profitable social networks - a move that has already happened to some youtubers. The strategy is to captivate young fans and grow with them in other domains - after joining TikTok, Andressa already has 50,000 fans on Instagram.
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