“Não sou escritor, eu escrevo. Não sou skatista, eu ando de skate.”
Sabe, por exemplo, que a literatura e o esporte são essenciais para ele. “Essas são meio que as coisas que me sustentam no dia a dia, pois é como lubrifico a cabeça e me coloco para funcionar.”
João Gabriel está com a cabeça a mil. O estudante do terceiro período do curso de filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi o vencedor na categoria conto do Prêmio Sesc de Literatura de 2019.
O anúncio dos vencedores foi feito na última quarta-feira (12). Ele é o mais jovem mineiro a ganhar a premiação, criada em 2003 e dedicada a escritores estreantes nas categorias conto e romance – o cearense criado no Mato Grosso Felipe Holloway, de 30 anos, venceu com o romance O legado de nossa miséria.
Esta edição do prêmio teve um recorde de inscrições – 1.969 participantes, sendo 1.043 romances e 926 livros de contos. Os dois vencedores terão seus livros publicados pela Record. O lançamento está previsto para novembro, quando será a cerimônia de premiação. Além disso, a dupla participa da próxima edição da Festa Literária de Paraty (Flip), em julho, e, ao longo de um ano, integrará a programação de literatura do Sesc por todo o país.
João Gabriel divide com a gaúcha Luísa Geisler (vencedora em 2011, também na categoria conto) o título de mais jovem vencedor do prêmio. “Na verdade, eu não sabia o que faria com o que estava guardando em casa. Escrevo meio que para mim, mas ninguém escreve para si mesmo, mas para ser lido. Então, achava que não ia dar muito certo. De repente, vem o prêmio, e vou entrar no mercado editorial no Brasil, o que é uma tarefa heroica. Agora não sei o que vou fazer da vida, mas pretendo continuar estudando”, diz ele, ainda sob o impacto da notícia.
SEGUNDA REALIDADE O doce e o amargo compila nove contos escritos no último ano e meio. “Embora a gente consiga perceber um ponto de convergência entre as histórias, é principalmente a minha vida o material que coloco no papel. Tenho necessidade de colocar as coisas para fora, dar uma forma para aquilo que não tem forma. É engraçado, mas quase não trato (os contos) como ficção. Para mim, são quase uma segunda realidade.”
Cultivando o hábito da leitura desde criança, João Gabriel começou a escrever aos 15. No início, era poesia. Depois, migrou para a prosa. “Um professor de literatura com quem conversei me disse que, na prosa, era mais complicado ser original”, lembra ele, que começou a publicar suas histórias curtas há dois anos, na plataforma Pergaminho Virtual e na revista Oblívio, de Juiz de Fora. “Foi a partir dali que passei a ter um retorno crítico e a interagir com o círculo literário”, afirma.
Entre um livro e outro, pratica downhill, a modalidade do skate de descer ladeiras. “Já participei de competições pelo Brasil, mas nunca tive muito sucesso. Mesmo que não trate do skate nos meus contos, ele é muito importante para mim”, o estudante, que descobriu mais recentemente o mountain bike. “É com uma galera mais velha, fazemos muita trilha”.
João Gabriel lê tudo que lhe cai nas mãos. Durante dois anos, dos 12 aos 14, num período meio revoltado, ficou sem ler muito. Foi o bestseller O código da Vinci, de Dan Brown, que o levou de volta à literatura. “Depois disso, eu me perdi.” Ou melhor, acabou se encontrando nas leituras de Tolstói, Dostoiévski, James Joyce – “Foi meio desafiador, tanto que gosto de me vangloriar, pois mesmo passando alguns apertos, terminei Ulisses” –, Caio Fernando Abreu, Fernando Sabino, Jorge Amado, Clarice Lispector, Augusto dos Anjos e Fernando Pessoa, seus autores favoritos. “Também leio temas contemporâneos, mas minha estante é um cemitério”, conclui.
comemore seu aniversário na
Mega Roller Skate Park
-
fonte:
Sinta-se livre para me deixar uma linha em:
-
--in via tradutor do google
The skater, João Gabriel Paulsen, 19, wins a national contest of literature with the short story book "The Sweet and the Bitter," whose stories are based on his routine.
"I'm not a writer, I write. I'm not a skater, I skate. "
He knows, for example, that literature and sport are essential to him. "These are kind of the things that sustain me in the day to day, because that's how I lubricate my head and put myself to work."
Joao Gabriel has his head down. The student of the third period of the philosophy course of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) was the winner in the short story category of the SESC Award for Literature of 2019.
The announcement of the winners was made last Wednesday (12). He is the youngest miner to win the award, created in 2003 and dedicated to newcomer writers in the categories tale and novel - Ceará created in Mato Grosso Felipe Holloway, 30, won with the novel The legacy of our misery.
This edition of the prize had a record of registrations - 1,969 participants, being 1,043 novels and 926 short story books. The two winners will have their books published by Record. The launch is scheduled for November, when will be the awards ceremony. In addition, the duo will participate in the next edition of the Literary Festival of Paraty (Flip) in July and, over the course of a year, will integrate the Sesc literature program throughout the country.
João Gabriel divides with the gaúcha Luísa Geisler (winner in 2011, also in the tale category) the title of youngest winner of the prize. "In fact, I did not know what I would do with what I was saving at home. I write somewhat to myself, but no one writes to himself, but to be read. So I did not think it would work. Suddenly, comes the prize, and I will enter the publishing market in Brazil, which is a heroic task. Now I do not know what I'm going to do with my life, but I plan to continue studying, "he says, still under the impact of the news.
SECOND REALITY Sweet and bitter compiles nine short stories written in the last year and a half. "Although we can see a point of convergence between the stories, it is mainly my life, the material that I put on paper. I need to put things out, give a shape to that which has no form. It's funny, but I hardly treat (the short stories) as fiction. For me, they are almost a second reality. "
Cultivating the habit of reading since he was a child, João Gabriel began writing at 15. In the beginning, it was poetry. Then he migrated to prose. "A professor of literature with whom I spoke told me that in prose, it was more complicated to be original," he recalls, who began to publish his short stories two years ago, on the platform Virtual Parchment and in the journal Oblívio, Juiz de Fora. "It was from there that I began to have a critical return and to interact with the literary circle," he says.
Between one book and another, practice downhill, the mode of skateboarding downhill. "I have participated in competitions in Brazil, but I have never been very successful. Even if I do not try to skate in my stories, he's very important to me, "the student, who most recently discovered mountain biking. "It's with an older crowd, we make a lot of track."
John Gabriel reads everything in his hands. For two years, from 12 to 14, in a half-revolted period, he did not read much. It was the bestseller Dan Brown's The Da Vinci Code that took him back to literature. "After that, I got lost." Or rather, he found himself in the readings of Tolstoy, Dostoevsky, James Joyce - "It was a bit challenging, so much that I like to boast, for even though I had a few squeezes, I finished Ulysses" - Caio Fernando Abreu, Fernando Sabino, Jorge Amado, Clarice Lispector, Augusto dos Anjos and Fernando Pessoa, their favorite authors. "I also read contemporary themes, but my bookshelf is a graveyard," he concludes.




Nenhum comentário:
Postar um comentário