Após oito meses de trabalho, entre oficinas e produção, o CD do projeto piloto 'RAPensando a educação' foi concluído e entregue aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Borges de Medeiros.
Desenvolvido através da parceria entre Wesley Sales do grupo Além dos Muros e a professora de música Mayara Leal, a iniciativa contou com o apoio das professoras de português Natália Silva e Tereza de Carvalho.
Com o material em mãos, os estudantes comemoram a finalização do trabalho pioneiro em Campo Bom que reúne 19 composições produzidas em sala de aula. 'Não dá pra acreditar né? Agora a gente tem as nossas músicas gravadas. Quantas pessoas sonham com isso e nós conseguimos realizar', comenta o aluno do 8º ano, Edemilson Braga,14 anos.
As oficinas, que levaram a cultura hip hop para dentro da sala de aula como instrumento de ensino foram desenvolvidas inicialmente na instituição do bairro Celeste, onde 408 alunos do 6º ao 9º ano participaram das aulas desde o dia 22 de abril. Para a professora de música Mayara Leal, um dos diferenciais do projeto foi levar a linguagem do rap para o debate.
'É importante utilizar essa cultura nas escolas das periferias, o próprio hip hop nasceu de movimentos de resistência nas periferias, onde estão os menos favorecidos. Quando se trabalha o hip hop a favor da aprendizagem, coloca-se essa cultura no lugar que é dela, a favor dos territórios educativos.
As crianças e os jovens crescem fazendo uso de sua capacidade de pensar, de indagar, de duvidar e de experimentar', argumenta Mayara.
'Para o mundo ouvir', 'Os anônimos ' e 'A vida não é só sol', são algumas das músicas que compõem o CD que contou com a produção musical de Junior Mônaco.
Ferramenta de transformação
As oficinas didáticas, abordaram temas como a produção musical, a escrita dos poemas, as letras dos MC’s, como cantar e os tipos de rimas, onde os estudantes foram instigados a criar e se expressar falando de temas que antes não eram tratados na escola. 'O hip hop é uma ferramenta de diálogo, ele pode mudar vidas. Mudou a minha e eu sei que pode mudar o futuro de muitos destes alunos. Hoje, para mim é um dia muito especial pois estamos concluindo um projeto que foi pensado, embasado e executado com muito empenho e carinho', revelou Sales.
A proposta em 2020 é ampliar a iniciativa e trabalhar outros elementos dentro do RAPensando.
'Já estamos com o projeto pronto e no próximo ano queremos inserir um b-boy e a presença de um produtor musical durante as oficinais.
Assim, além de compor as próprias músicas os alunos irão aprender a coreografar e fazer a produção musical', explicou Sales, que salienta o apoio e o incentivo da Secretaria de Educação e Cultura desde o início do projeto.
'Todas as iniciativas que unem cultura e educação são positivas. Para os alunos do Borges, foi uma oportunidade de sair do óbvio e da zona de conforto, para fazer arte e expressar os anseios da gurizada', afirmou Renata Silva, Coordenadora de Cultura de Campo Bom.
Com tiragem inicial de 100 unidades, que foram distribuídas para os participantes do projeto e coordenadores, as faixas do CD RAPesando a Educação também podem ser conferidas no site (www.alemdosmuros.com) ou no canal no You Tube do grupo Além dos Muros. No canal também é possível assistir os cinco episódios do documentário feito durante a produção das músicas.
Elas disseram
'Eu adorei participar do projeto e não tô acreditando que conseguimos gravar o nosso CD.
Pra mim foi uma experiência transformadora, porque conheci uma cultura diferente cheia de elementos e possibilidades de transformação e expressão', Maria Clara Bandeira, 13 anos, 7º ano.
'Aprendi muitas coisas que sempre tive curiosidade e não tinha para quem perguntar. O RAPensando mudou a rotina da escola e deu a chance para gente falar o que antes era tabu na sala de aula', Milena Muller, 13 anos, 7º ano.
Venha conhecer a,
maior e melhor pista de
patinação sobre rodas do Brasil,
A Mega Roller Skate Park.
Sinta-se livre para me deixar uma menssagem na rede social em,
arroba, mega, zero, sete, nove, nove, três, seis, sete, oito, ,
aguardamos seu contato.
-
Esta reportagem tem a garantia de apuração
do endereço do LINK abaixo.
-
This report is guaranteed to verify
the address of the LINK above
-
by Natural Language Processing (NLP)
via Processamento de linguagem natural (PNL).
-
fonte da notícia no link,
via Processamento de linguagem natural (PNL).
-
fonte da notícia no link,
--in via tradutor do google
Education beyond the school walls.
After eight months of work, between workshops and production, the CD of the pilot project 'RAP Thinking Education' was completed and delivered to the students of Borges de Medeiros Municipal Elementary School.
Developed through a partnership between Wesley Sales of the group Beyond the Walls and music teacher Mayara Leal, the initiative was supported by Portuguese teachers Natália Silva and Tereza de Carvalho.
With the material in hand, the students celebrate the completion of the pioneering work in Campo Bom that brings together 19 compositions produced in the classroom. 'You can't believe it, right? Now we have our songs recorded. How many people dream about it and we can do it, 'says 8th grader Edemilson Braga, 14.
The workshops, which brought hip hop culture into the classroom as a teaching tool, were initially developed at the Celeste neighborhood institution, where 408 students from 6th to 9th grade participated in the classes since April 22nd. For music teacher Mayara Leal, one of the differences of the project was to bring the language of rap to the debate.
'It is important to use this culture in the schools of the peripheries, hip hop itself was born of resistance movements in the peripheries, where the less favored are. When working hip hop in favor of learning, this culture is put in its place, in favor of educational territories.
Children and young people grow up using their ability to think, inquire, doubt and experiment, 'argues Mayara.
'For the world to hear', 'Anonymous' and 'Life is not just sunshine' are some of the songs that make up the CD featuring Junior Monaco's music production.
Transformation Tool
The didactic workshops dealt with topics such as music production, poem writing, MC's lyrics, singing and rhyming types, where students were encouraged to create and express themselves by talking about themes that were not previously dealt with in school. 'Hip hop is a dialogue tool, it can change lives. It has changed mine and I know it can change the future of many of these students. Today is a very special day for me because we are completing a project that has been thought out, grounded and executed with great commitment and care, 'said Sales.
The proposal in 2020 is to broaden the initiative and work on other elements within RAPensando.
'We already have the project ready and next year we want to insert a b-boy and the presence of a music producer during the workshops.
Thus, in addition to composing their own music, students will learn to choreograph and do music production, 'explained Sales, who emphasized the support and encouragement of the Education and Culture Secretariat since the beginning of the project.
'All initiatives that unite culture and education are positive. For Borges students, it was an opportunity to get out of the obvious and the comfort zone, to make art and express the yearnings of the girl, 'said Renata Silva, Campo Bom Culture Coordinator.
With an initial print run of 100 units, which were distributed to project participants and coordinators, the tracks on CD RAPesando a Educação can also be viewed on the website (www.alemdosmuros.com) or on the You Tube channel of the Beyond the Walls group. On the channel you can also watch the five episodes of the documentary made during the production of the songs.
They said
'I loved participating in the project and I'm not believing that we could record our CD.
For me it was a transformative experience, because I knew a different culture full of elements and possibilities of transformation and expression ', Maria Clara Bandeira, 13 years old, 7th grade.
'I learned a lot of things that I was always curious about and had no one to ask. RAPsando changed the school routine and gave us a chance to talk about what was once taboo in the classroom, ”Milena Muller, 13, 7th grade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário