Além de música e dança, o A-viva Cultura ensina valores com o lema "o respeito de um por um faz a paz prevalecer".
Levar a cultura do hip hop até os lugares onde ela não chega. Este foi um dos objetivos do projeto A-viva Cultura, que oferece aulas de música e dança para jovens e crianças do bairro São José, em Poços de Caldas (MG).
Nos encontros semanais, além das técnicas, os arte-educadores ensinam valores importantes e carregam como lema uma frase do rapper Sabotage: “O respeito de um por um faz a paz prevalecer”.
As aulas acontecem às quartas-feiras em dois turnos. De manhã, Gabriel Schultz e Bruno Henrique ensinam passos de dança para as crianças de até 9 anos e à tarde, junto com Isabelle Bernardes, os alunos mais velhos vão e aprendem, também, técnicas do rap.
Os participantes aprendem como executar os movimentos do break dance e como construir as rimas para o rap. No processo, os ensinamentos vão além disso.
“Nas aulas de dança, a gente incentiva além da expressão e conhecimento corporal, o auto controle e também a parte linguística. Tem o incentivo a eles para ler, escrever, pensar um pouco mais sobre o papel deles na sociedade, para eles entenderem que são indivíduos no meio social e que também têm os mesmos direitos de qualquer pessoa, independente de situação financeira. Eles podem chegar onde eles querem ir”, destaca o arte-educador Gabriel Schultz.
Aprender brincando
Para as crianças que vão às aulas de manhã, tudo o que aprendem no projeto tem gosto de diversão. Primeiro elas se alongam e, entre um passo novo e outro que aprendem, os movimentos se transformam em uma brincadeira de “siga ao mestre” e cada um pode encontrar seu próprio estilo, como assegura Laura Beatriz Carvalho Silva, de 8 anos.
“A gente se diverte. A gente pode dançar do jeito que a gente quiser. Quando a gente dança, a gente tem também uma saúde boa e aí a gente pode se divertir do jeito que quiser na dança”, desta a aluna.
Apesar de aprenderem brincando, os pequenos reconhecem a importância de participar da atividade. Para Mariana Oliveira Guedes, de 9 anos, participar do projeto é como um ensaio para decidir sobre o que vai ser quando crescer.
“Eu gosto de dança porque eu tenho várias expectativas do que eu quero ser quando eu crescer. A primeira coisa que eu quero tentar é ser dançarina, então eu vou tentar dançar para ver se vai dar certo na hora que eu crescer".
E ela é decidida. "Quando eu chego em casa eu já treino, meu irmão, que é mais velho, me ensina também os passos que ele aprende aqui à tarde. E quando eu chego aqui de novo eu já eu estou melhor”.
A arte que transforma
O projeto A-viva Cultura tem apoio da Secretaria de Promoção Social e é desenvolvido no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro São José.
Desde que chegou, em julho de 2019, o projeto tem conseguido atingir mais um objetivo: fazer com que os participantes passem a conhecer o potencial de transformação do Hip Hop.
“A gente vive essa cultura do hip hop. Inserido nessa cultura, você vê o quão bem ela faz. É importante o contato com a cultura urbana que, muitas vezes, quem vive nas áreas periféricas da cidade de Poços de Caldas não consegue desfrutar. E é uma cultura que está inserida, muitas vezes, no dia a dia deles, nas músicas que eles escutam”.
Um dos participantes, Vinícius Paiva dos Anjos, conta que já gostava de rap e arriscava algumas rimas. Depois do projeto, conseguiu aprimorar as técnicas e seguir mais confiante nas apresentações que faz.
“Eu aprendi vários pontos de visão, tanto para a vida, quanto para o rap. A gente não vai lá para escrever uma rima em vão, não. A gente vai para debater sobre um assunto e chegar em respostas, poder aprender sobre aquilo”.
“A gente aprende a se libertar. Lá eu estou buscando a minha liberdade de expressão. Eu tenho vergonha de me expressar assim em público, estou conseguindo me expor ao público, falar melhor. Eu aprendi muito e respeito cada um que está lá. Eu vou levar cada um deles no meu coração”, destaca.
Crianças têm aulas de dança em projeto que
leva Hip Hop ao bairro São José, em Poços de Caldas (MG) —
Foto: Camilla Resende/G1
na Mega Roller Skate Park, os cenários mais misteriosos,
e talvez os mais assustadores.
e talvez os mais assustadores.
Festa de aniversário,
comemore seu aniversário na
comemore seu aniversário na
Mega Roller Skate Park.
Venha conhecer a,
maior e melhor pista de
patinação sobre rodas do Brasil,
A Mega Roller Skate Park.
Sinta-se livre para me deixar uma menssagem na rede social em,
arroba, mega, zero, sete, nove, nove, três, seis, sete, oito, ,
aguardamos seu contato.
arroba, mega, zero, sete, nove, nove, três, seis, sete, oito, ,
aguardamos seu contato.
-
Esta reportagem tem a garantia de apuração
do endereço do LINK abaixo.
-
This report is guaranteed to verify
the address of the LINK above
do endereço do LINK abaixo.
-
This report is guaranteed to verify
the address of the LINK above
fonte da notícia no link,
em seguida, o texto no idioma, inglês,
em seguida, o texto no idioma, inglês,
--in via tradutor do google
Cultural project takes hip hop classes to youth and neighborhood children in Poços de Caldas, Minas Gerais, Brazil.
In addition to music and dance, A-viva Cultura teaches values with the motto "Respect for One Makes Peace Prevail".
Bring hip hop culture to places where it doesn't reach. This was one of the goals of the A-viva Cultura project, which offers music and dance classes for young people and children from São José neighborhood, in Poços de Caldas (MG).
In the weekly meetings, in addition to the techniques, art educators teach important values and carry the motto of a phrase by rapper Sabotage: “Respecting one by one makes peace prevail”.
Classes take place on Wednesdays in two shifts. In the morning, Gabriel Schultz and Bruno Henrique teach dance steps for children up to 9 years old and in the afternoon, together with Isabelle Bernardes, the older students go and learn rap techniques as well.
Participants learn how to perform break dance moves and how to build rhymes for rap. In the process, the teachings go beyond that.
“In dance classes, we encourage beyond expression and body knowledge, self-control and also the linguistic part. You have the incentive for them to read, write, think a little more about their role in society, to understand that they are individuals in the social environment and that they also have the same rights as anyone, regardless of their financial situation. They can get where they want to go, ”says art educator Gabriel Schultz.
Learn playing
For the kids who go to class in the morning, everything they learn in the project tastes like fun. First they stretch and, between a new step and another that they learn, the movements become a “follow the master” game and each can find his own style, as Laura Beatriz Carvalho Silva, 8, assures.
“We have fun. We can dance the way we want. When we dance, we also have good health and then we can have fun the way we want to dance, ”said the student.
Although they learn by playing, the little ones recognize the importance of participating in the activity. For 9 year old Mariana Oliveira Guedes, participating in the project is like a rehearsal to decide what it will be when it grows up.
“I like dance because I have many expectations of what I want to be when I grow up. The first thing I want to try is to be a dancer, so I will try to dance to see if it will work out when I grow up. "
And she is decided. "When I get home I already train, my older brother also teaches me the steps he learns here in the afternoon. And when I get here again I'm already better."
The art that transforms
The A-viva Cultura project is supported by the Secretariat for Social Promotion and is developed at the Reference Center for Social Assistance (Cras) in the São José neighborhood.
Since it arrived in July 2019, the project has been able to achieve one more goal: to let participants know the potential for hip hop transformation.
“We live this hip hop culture. Embedded in this culture, you see how well it does. It is important the contact with the urban culture that, often, those who live in the peripheral areas of the city of Poços de Caldas can not enjoy. And it's a culture that is often inserted in their daily lives, in the songs they listen to ”.
One of the participants, Vinícius Paiva dos Anjos, says that he already liked rap and risked some rhymes. After the project, he was able to hone his techniques and continue to be more confident in his presentations.
“I learned a lot of points of view, both for life and rap. We don't go there to write a rhyme in vain, no. We go to discuss a subject and come up with answers, to learn about it ”.
“We learn to break free. There I am seeking my freedom of speech. I'm ashamed to express myself like this in public, I'm managing to expose myself to the public, speak better. I learned a lot and respect every one that is there. I will carry each one of them in my heart, ”he says.
1-
Children take dance classes in project that takes Hip Hop to São José neighborhood, in Poços de Caldas (MG) - Photo: Camilla Resende / G1





Nenhum comentário:
Postar um comentário