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sábado, 28 de setembro de 2019

Prefeitura abre licitação para requalificação da orla de Stella, Flamengo e Ipitanga. Cidade de Salvador, Bahia, Brasil. -- City Hall opens bidding for requalification of Stella, Flamengo and Ipitanga waterfront. City of Salvador, Bahia, Brazil.

Foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (27) a licitação para requalificação dos trechos de orla de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga. Com uma área equivalente a mais de 100 estádios de futebol, o projeto é o maior em extensão, se comparado com as intervenções anteriores em áreas litorâneas.

Ao todo serão 4,7 km de extensão e 400 mil m² de área de obras, incluindo uma parte da faixa de orla marítima e as ruas de acesso às praias. A intervenção terá início na Rua Professor Carlos Ott, na praia de Stella Maris e, seguirá até o limite com a Rua Santo Antônio de Ipitanga, na praia de Ipitanga, próximo ao kartódromo.

A requalificação tem previsão de duração de 18 meses e investimento previsto de aproximadamente  41 milhões de reais, com recursos financiados pelo acordo de empréstimo número 3682/OC-BR (BR-1412), resultante de ação do Programa do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

O projeto de requalificação foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e prevê a mínima interferência na morfologia natural da área, garantindo a acessibilidade às áreas públicas e às praias, além do respeito ao meio ambiente e preservação das dunas do local.

“Essa intervenção vai transformar a região de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga. Se, por um lado, vai melhorar a infraestrutura para quem mora por aqui, com implantação de quadras esportivas, pistas de patins e skate e parques infantis, por outro vai fortalecer ainda mais o turismo dessa região, qualificando os espaços e facilitando os acessos para os visitantes”, destacou o prefeito ACM Neto.

A obra conta com três trechos de intervenções, sendo eles: o de Stella Maris, com 1.130 metros, entre a rua Carlos Ott e o início do loteamento Praias do Flamengo; o do Flamengo, com 2.085 metros, entre o Loteamento até a Alameda Cabo Frio; e o de Ipitanga, com 1.600 metros, da Alameda Cabo Frio até a Rua Santo Antônio de Ipitanga.

Todas as intervenções que serão realizadas ao longo das praias estão fora da linha impeditiva, estando em consonância com a legislação municipal, estadual e federal e com a anuência da Superintendência do Patrimônio da União (SPU). A obra preserva as características originais, como a manutenção do cordão de dunas além da recomposição e manutenção da cobertura de restinga.

"Fico muito feliz em poder trazer, junto com o prefeito ACM Neto, um projeto tão importante para essa região, que é muito estratégica quando falamos de turismo em Salvador. Ganham os moradores, os visitantes da cidade, os comerciantes e também os turistas", afirmou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco.

Espécies nativas
Para a requalificação, foi priorizada o uso de espécies nativas para recomposição da mata. As vegetações existentes serão preservadas, inclusive com a preocupação de protegê-las durante todo o período da obra, com isolamento e sinalização. As espécies que precisarem ser removidas serão transplantadas para áreas remanescentes.

Durante a elaboração do projeto, pelo menos três reuniões com moradores e comerciantes da região foram realizadas para discutir o projeto proposto. Em todas elas foram registradas a participação de mais de 100 pessoas.

O projeto de requalificação contempla a implantação de urbanização, infraestrutura urbana, iluminação pública e equipamentos urbanos, além de requalificação ambiental e tratamento paisagístico ao longo da área de intervenção. Em alguns trechos da intervenção, o acesso por veículos se dará até bolsões de estacionamento que serão otimizados e ampliados, com pavimentação em blocos intertravados, que possuem permeabilidade e geram menor impacto ao meio ambiente.

As intervenções urbanísticas no local envolvem a construção de ciclovias, quadra de futebol, de vôlei, poliesportiva, pista de patins, espaços de convivência, pista de skate, espaço para ioga, parques infantis, centro de apoio ao surfista, sanitários públicos, quiosques, além de módulos de apoio aos salva-vidas, dentre outros.

O projeto também prevê ciclovias segregadas para bicicletas, vias exclusivas de veículos e passeios para pedestres, além de trechos compartilhados e trilhas.

Intervenções
A Prefeitura já realizou 20 intervenções em trechos da orla de Salvador, como nos de São Tomé de Paripe, Tubarão, Rua Almeida Brandão, Ribeira (três trechos), Barra (três trechos), Rio Vermelho (três trechos), Boca do Rio (dois trechos), Jardim de Alah, Piatã, Itapuã (dois trechos), Praça Wilson Lins (Pituba) e Ponta de Humaitá. Ao todo, foram 646.990 metros² de obra realizada e 20,55 km de orla requalificados.

Além do trecho de Stella Maris à Ipitanga, outros intervalos da orla também receberão intervenções em breve. O trecho que engloba Amaralina à Pituba, de 3,3 km, está em licitação pela Prefeitura. Já a área de Periperi à Praia Grande, que corresponde a 2,6 km, aguarda definição do traçado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para início do projeto. Boa Viagem está em fase de produção de projeto. O entorno do Farol de Itapuã e o Parque dos Ventos estão em execução da obra.





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--in via tradutor do google
City Hall opens bidding for requalification of Stella, Flamengo and Ipitanga waterfront. City of Salvador, Bahia, Brazil.

It was published in the Official Gazette of the Municipality this Friday (27) the bid for requalification of the stretches of waterfront Stella Maris, Flamengo and Ipitanga. With an area equivalent to over 100 football stadiums, the project is the largest in size compared to previous interventions in coastal areas.

In all, it will be 4.7 km long and 400,000 m² of construction area, including part of the waterfront strip and the beach access streets. The intervention will start at Professor Carlos Ott Street, on Stella Maris beach and will go to the limit with Santo Antônio de Ipitanga Street, on Ipitanga beach, near the kart track.

The requalification is expected to last 18 months and an estimated investment of approximately 41 million reais, with funds financed by loan agreement number 3682 / OC-BR (BR-1412), resulting from action of the Tourism Development Program (Prodetur). .

The requalification project was prepared by the Mário Leal Ferreira Foundation (FMLF) and provides for minimal interference with the natural morphology of the area, ensuring accessibility to public areas and beaches, as well as respecting the environment and preserving the local dunes.

“This intervention will transform the Stella Maris, Flamengo and Ipitanga region. If, on the one hand, it will improve the infrastructure for those who live here, with the implementation of sports courts, skating and skate rides and playgrounds, on the other, it will further strengthen tourism in this region, qualifying the spaces and facilitating access to the visitors, ”said Mayor ACM Neto.

The work has three sections of interventions, namely: Stella Maris, with 1,130 meters, between Carlos Ott Street and the beginning of the Praias do Flamengo subdivision; the Flamengo, with 2,085 meters, between the Allotment until the Cabo Frio Alameda; and Ipitanga, with 1,600 meters, from Alameda Cabo Frio to Rua Santo Antônio de Ipitanga.

All interventions that will be carried out along the beaches are outside the impediment line, being in accordance with the municipal, state and federal legislation and with the consent of the Union Patrimony Superintendence (SPU). The work preserves the original characteristics, such as the maintenance of the dune cord beyond the restoration and maintenance of the sandbank cover.

"I am very happy to be able to bring, along with Mayor ACM Neto, such an important project for this region, which is very strategic when we talk about tourism in Salvador. The residents, the visitors of the city, the merchants and also the tourists win." , said the municipal secretary of Culture and Tourism, Claudio Tinoco.

Native species
For the requalification, the use of native species for forest recomposition was prioritized. Existing vegetation will be preserved, including the concern to protect them throughout the work period, with isolation and signaling. Species that need to be removed will be transplanted to remnant areas.

During project design, at least three meetings with local residents and traders were held to discuss the proposed project. In all of them were registered the participation of more than 100 people.

The requalification project includes the implementation of urbanization, urban infrastructure, street lighting and urban equipment, as well as environmental requalification and landscape treatment throughout the intervention area. In some parts of the intervention, vehicle access will even be given to parking pockets that will be optimized and expanded, with interlocking block paving, which have permeability and generate less impact on the environment.

On-site urban interventions involve the construction of bike paths, soccer, volleyball, multi-sport, skating rink, living spaces, skate park, yoga space, playgrounds, surfer support center, public restrooms, kiosks, in addition to lifeguard support modules, among others.

The project also provides for segregated bike lanes, exclusive vehicle lanes and pedestrian walks, as well as shared stretches and trails.

Interventions
The City Hall has already carried out 20 interventions in stretches of the Salvador coast, such as São Tomé de Paripe, Tubarão, Almeida Brandão Street, Ribeira (three stretches), Barra (three stretches), Rio Vermelho (three stretches), Boca do Rio ( two stretches), Jardim de Alah, Piatã, Itapuã (two stretches), Praça Wilson Lins (Pituba) and Ponta de Humaitá. In all, there were 646,990 square meters of work completed and 20.55 km of waterfront requalified.

In addition to the Stella Maris stretch to Ipitanga, other waterfront breaks will also receive interventions soon. The Amaralina à Pituba stretch, 3.3 km long, is under bid by the City Hall. Already the area of Periperi to Praia Grande, which corresponds to 2.6 km, awaits definition of the layout of the Light Rail Vehicle (VLT) for the beginning of the project. Boa Viagem is in the project production phase. The surroundings of Itapuã Lighthouse and the Wind Park are under construction.

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