De 19 à 22, no Panorâmico de Monsanto, um dos miradouros de Lisboa.
Ao entrar no recinto, a vista sobre o Monsanto faz jus ao seu panorâmico. A arte ao longo do recinto combinava com a música que se ia ouvindo entre os os cinco palcos existentes: Mezzani, Outdoor, Cave, Escada e Panorâmico.
É certo que a Diversade e Identidade são os lemas do Iminente, que ao todo engloba mais de uma centena de artistas, de acordo com o diretor do festival. Sem saber ao certo o número de pessoas que estiveram presentes no primeiro dia, podemos garantir que estava cheio, a multidão reuniu-se para ver os seus artistas favoritos.
A música ou os estilos que se faziam ouvir deambulavam entre o Trap, Boom Bap, do Rap Crioulo ao Punk-Funaná e ainda com espaços para criar e ver arte, performances e conversas em palco.
Vado Más Ki Às, que foi lhe dado o palco Cave na edição anterior, este ano subiu ao palco principal (Outdoor). E o rapper da Linha de Sintra mostrou que foi a melhor escolha possível. Cantou sobre “Love”, e disse que “Brincar é no Parque” e fez o people vibrar com ele. Vado foi a escolha acertada para dar início à festa.
Ainda a recuperar do cansaço que foi o concerto de Vado, seguimos para o concerto de Deau no palco Cave, e para quem não o conhecia, passou a conhecer. De roupa desportiva, entrou em palco para cantar como se de um desporto se tratasse. Mostrou garra, empenho, qualidade e emoção.
Mas não só da música viviam os espaços. Noutros palcos as danças e conversas sobre temas da sociedade faziam-se sentir. A nova geração e a sua representatividade na cultura ou o qual o lugar do corpo negro na cultura visual, eram uns dos temas que se debatia entre as músicas, skate e break-dance.
Kappa Jota andou “Pela Cidade”, encontrou a sua “Tribo” e ainda teve tempo para ‘puxar’ “Djah Djah”, cantado em uníssono com o público. O rapper parecia que cantava mais rápido que os BPMs dos intrumentais, foi um concerto marcado pelos “Good Fellas, Good Music”.
No palco Cave, Rafa G já se entregava ao público, com atitude gritou que “os tempos de puto já mudaram, e agora ele está na correria“. Em cena estava a sua entourage a dar aquele sangue necessário para deitar a casa abaixo. Mas foi “Cabron”, tema gravado com Deejay Telio, que fez o pessoal dançar sem se importar com nada. A festa continuava, directamente do Vale da Amoreira.
Pouco a pouco o Outdoor ia ficando cheio para ver e ouvir o “Dred Que Matou Golias”, sem mais demoras e sem que ninguém esperasse, Holly Hood entrou com toda a força. Cantou duas músicas exclusivas, e ainda pediu que fizessem um moshpit.
Quase em simultâneo no Cave tocavam e cantavam os Scuru Fitchadu. Sette Sujudade é o artista que dá a voz aos Scúru Fitchádu, a banda que transforma o funaná e o punk numa mistura homogénea. Entre gritos melódicos e a voz rasgada do vocalista, as pessoas iam dançando ao som distorcido que se cruzava com os ritmos cabo-verdianos do funaná, mediados pelas técnicas do dub ou hip-hop e pelas metamorfoses electrónicas.
Há quem diga que a melhor parte da noite foi o concerto dos Força Suprema (e a noite ainda ia a meio). Acompanhados com banda, a música ecoava melhor, digna de uma sala de espetáculos. NGA, Prodígio, Masta e Don G, faziam parecer que estar em cima do palco e cruzar as vozes com bateria, baixo, guitarra e sintetizador, era tarefa fácil. Mas foi isso mesmo que fez a diferença. Trouxeram ao público músicas antigas como novas, “Serias Tu”, “Tipo do Ghetto” e “Deixa o Clima Rolar” que fez com que todos cantassem na mesma melodia, acompanhados pela voz doce Rhayra.
Depois de Força Suprema, a noite foi toda dos “miúdos da nova escola”: Julinho KSD, Minguito, Apollo G e IT’s a Trap por Oseias, Young Boda entre outros, que mostraram toda a sua juventude em palco, sem decepcionar ninguém. Verdade seja dita, os “miúdos” subiram ao palco para confirmar a sua qualidade e que não vieram jogar para perder.
na Mega cenários mais misteriosos (e talvez assustadores...)
comemore seu aniversário na
Mega Roller Skate Park
-
Sinta-se livre para me deixar uma linha em:
-
--in via tradutor do google
The first day of the Imminent Festival, a musical and visual manifestation of urban art, including also skateboarding and break dance exhibitions, at Panoramic de Monsanto, Lisbon, Portugal.
From 19 to 22, in the Panoramic of Monsanto, one of the belvederes of Lisbon.
Upon entering the grounds, the view over Monsanto lives up to its panoramic view. The art along the grounds matched the music that was being heard among the five existing stages: Mezzani, Outdoor, Cave, Staircase and Panoramic.
Admittedly, Diversity and Identity are the motto of the Imminent, which in all encompasses more than a hundred artists, according to the festival director. Unsure of how many people were present on the first day, we can guarantee it was full, the crowd gathered to see their favorite artists.
The music or styles that could be heard drifted between Trap, Boom Bap, from Rap Crioulo to Punk-Funaná and with spaces to create and see art, performances and conversations on stage.
Vado Más Ki Ace, who was given the Cave stage in the previous edition, this year took the main stage palco (Outdoor). And the Sintra Line rapper showed that it was the best possible choice. He sang about "Love," and said "Playing is in the Park," and made people vibrate with him. Vado was the right choice to start the party.
Still recovering from the tiredness that was the Vado concert, we went to the Deau concert on the Cave stage, and for those who did not know him, came to know. Wearing sportswear, he came on stage to sing as if it were a sport. Showed claw, commitment, quality and emotion.
But not only music lived spaces. Elsewhere, the dances and conversations about societal themes were being felt. The new generation and its representativeness in culture, or the place of the black body in visual culture, were among the themes that were debated between songs, skate and break-dance.
Kappa Jota walked "Through the City", found his "Tribe" and even had time to "pull" "Djah Djah", sung in unison with the audience. The rapper seemed to sing faster than the BPMs of the instrumentals, it was a concert marked by "Good Fellas, Good Music."
On stage Cave, Rafa G was already giving himself to the audience, with attitude shouted that "the times of pissed have changed, and now he is in the rush". On stage was his entourage giving that blood needed to bring the house down. But it was “Cabron”, a theme recorded with Deejay Telio, that made people dance without caring about anything. The party continued, straight from Vale da Amoreira.
Little by little the Billboard was becoming full to see and hear the "Dred That Killed Goliath", without further delay and without anyone waiting, Holly Hood came in full force. He sang two exclusive songs, and even asked them to moshpit.
Almost simultaneously in the Cave played and sung the Scuru Fitchadu. Sette Sujudade is the artist who gives voice to Scúru Fitchádu, the band that turns funaná and punk into a homogeneous mix. Between melodic shouts and the leader's torn voice, people danced to the distorted sound that intersected with the Cape Verdean funana rhythms, mediated by dub or hip-hop techniques and electronic metamorphoses.
Some say the best part of the night was the Supreme Force concert (and the night was still in the middle). Accompanied with band, the music echoed better, worthy of a concert hall. NGA, Prodigy, Masta and Don G made it seem that being on stage and crossing the voices with drums, bass, guitar and synthesizer was easy. But that's exactly what made the difference. They brought the audience old and new songs, "Serias Tu", "Tipo do Ghetto" and "Let the Climate Roll" that made everyone sing in the same tune, accompanied by the sweet voice Rhayra.
After Supreme Force, the night was all “new school kids”: Julinho KSD, Minguito, Apollo G and IT's Trap for Hosea, Young Boda among others, who showed all their youth on stage without disappointing anyone. Truth be told, the "kids" took the stage to confirm their quality and that they didn't come to play to lose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário