Ouça o texto

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Movimento artístico; Rap, grafite e break dance são algumas das vertentes do hip hop, que tem sido válvula de escape para muitas crianças e jovens, em Maceió, Alagoas, Brasil. -- Artistic movement; Rap, graffiti and break dance are some of the aspects of hip hop, which has been an outlet for many children and young people, in Maceió, Alagoas, Brazil.

“O rap salvou minha vida”, declara Júnior Batista, um jovem MC da comunidade do Grutão - localizada entre os bairros Gruta de Lourdes e Murilópolis - atendidos pelo programa Vida Nova nas Grotas, que conseguiu sair de uma vida violenta e de dependência química através da arte da periferia: o hip hop. 

O movimento artístico tem sido a válvula de escape para muitas crianças e jovens de comunidades carentes de Alagoas, ensinando valores e mantendo viva a cultura de um povo.

Rap, grafite e break dance são algumas das vertentes do hip hop, com particularidades próprias, mas todas unidas em uma única ideologia: a transformação. “É sobre como podemos mudar as pessoas, como a nossa voz pode fazer uma crítica social na comunidade em que vivemos e sermos ouvidos. O hip hop é a cultura da periferia, é a nossa força”, conta Nando Rosendo, professor de hip hop na oficina do Vida Nova Nas Grotas, programa do Governo do Estado em parceria com a ONU-Habitat.



O programa Vida Nova Nas Grotas tem transformado não somente a mobilidade urbana das grotas de Maceió, como também tem oferecido ações de cultura, de saúde e de cidadania para os moradores. As oficinas são oferecidas pelo projeto Cultura nas Grotas, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e reacendem a identidade cultural dos participantes, ensinando os princípios e os significados do Hip Hop.

“Foi através das oficinas que a minha vida mudou”, conta Lucas Gomes, um dos jovens do projeto. “Meu estilo de vida, a convivência com as pessoas, minha maturidade, por exemplo, não são mais os mesmos. O rap sempre esteve comigo, porque faz parte da comunidade, mas saber que eu podia fazer algo através dele foi o que me fez enxergar o mundo de outra maneira”, afirma.

Através das oficinas, os talentos afloram e o desenvolvimento dos jovens como cidadãos também. Em novembro de 2018, o grupo formado na oficina, o FDG Mc’s – Família do Grutão, lançou o primeiro videoclipe com a canção “FDG é lugar”. Os MCs lançaram seu segundo videoclipe no início de agosto.

Nando Rosendo, também conhecido como MC Tribo, revela que uma das primeiras dificuldades foi mudar a percepção negativa da comunidade sobre o rap, sobre a arte de rua como um todo. “Depois disso, os alunos começaram a frequentar as aulas. Hoje já é possível notar a mudança deles. E tudo porque tiveram acesso à educação, à cultura e à arte”, destaca o professor.

De acordo com Rosendo, o importante para o movimento é que ele comece a ocupar lugares considerados “elitizados”, para que, desta maneira, a percepção sobre a arte de rua seja transformada e não mais vista de forma pejorativa. É por isso que o coletivo Noiz Que Faz tem realizado parcerias com diversos lugares que não são típicos do hip hop, como o Quintal Cultural e alguns teatros de Alagoas.

Um exemplo é a terceira Mostra Alagoana de Cultura Hip Hop, que aconteceu no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, integrando a programação artística cultural em comemoração aos 47 anos do anexo ao palco oficial do Estado, o Teatro Deodoro.

A Mostra teve apresentações de break dance, batalha de rimas e shows de rap, além de realizar a roda de conversa “O rap é a voz do movimento”. “Às vezes me considero incendiária e outras vezes, bombeira”, declarou a MC alagoana Tatá Ribeiro sobre a sua música. “Entendo o movimento não como uma busca por ascensão, e sim pela manifestação do poder da nossa voz ao quebrar preconceitos ou denunciar as coisas erradas que acontecem na nossa sociedade”, afirmou.

Além da utilização da arte de rua como instrumento para transformação pessoal e social, também foram abordados assuntos como o tratamento igualitário com mulheres, LGBT e pessoas brancas no rap.

"Acredito que mesmo que alguém não seja desta cultura, de alguma maneira acabe inserido nela; isso deve ser deixado claro. Não adianta ficar excluindo ou apontando apropriações”, comentou o MC Tripa. “Isso aqui é pra acabar com a opressão. Não é porque alguém não pertence a uma causa que não pode lutar por ela. Voz é voz, independentemente de qualquer coisa”, completou. 



na Mega cenários mais misteriosos (e talvez assustadores...)

comemore seu aniversário na
Mega Roller Skate Park


A maior e melhor pista de 

patinação sobre rodas do Brasil.


-

Esta reportagem tem a garantia de apuração do endereço do LINK acima.

 Diga não a notícias falsa.
-This report is guaranteed to verify the address of the LINK above










--in via tradutor do google
Artistic movement; Rap, graffiti and break dance are some of the aspects of hip hop, which has been an outlet for many children and young people, in Maceió, Alagoas, Brazil.

“Rap has saved my life,” says Junior Batista, a young MC from the Grutão community - located between the Gruta neighborhoods of Lourdes and Murilópolis - who is served by the Vida Nova na Grotas program, which has managed to emerge from a violent life and addiction through of the art of the periphery: hip hop.

The artistic movement has been the outlet for many children and young people from poor communities in Alagoas, teaching values ​​and keeping the culture of a people alive.

Rap, graffiti and break dance are some of the aspects of hip hop, with their own peculiarities, but all united in one ideology: transformation. “It's about how we can change people, how our voice can make a social critique in the community we live in and be heard. Hip hop is the culture of the periphery, it is our strength, ”says Nando Rosendo, hip hop professor at the Vida Nova Nas Grotas workshop, a state government program in partnership with UN-Habitat.

The Vida Nova Nas Grotas program has not only transformed the urban mobility of the Maceió grottos, but has also offered cultural, health and citizenship actions to residents. The workshops are offered by the Culture in Grotas project of the State Secretariat of Culture (Secult) and rekindle the participants' cultural identity by teaching the principles and meanings of Hip Hop.

“It was through the workshops that my life changed,” says Lucas Gomes, one of the young people in the project. “My lifestyle, living with people, my maturity, for example, are no longer the same. Rap has always been with me, because it's part of the community, but knowing that I could do something through it was what made me see the world differently, ”he says.

Through workshops, talents emerge and young people develop as citizens. In November 2018, the group formed at the workshop, FDG Mc's - Grutao Family, released the first music video with the song “FDG é lugar”. The MCs released their second music video in early August.

Nando Rosendo, also known as MC Tribe, reveals that one of the first difficulties was changing the community's negative perception of rap, about street art as a whole. “After that, the students started attending classes. Today you can already notice their change. And all because they had access to education, culture and art, ”says the teacher.

According to Rosendo, the important thing for the movement is that it begins to occupy places considered “elitized”, so that the perception of street art is transformed and no longer viewed pejoratively. This is why the collective Noiz Que Faz has been partnering with several places that are not typical of hip hop, such as Quintal Cultural and some theaters in Alagoas.

An example is the third Alagoana Exhibition of Hip Hop Culture, which took place at the Sérgio Cardoso Arena Theater, integrating the cultural artistic program in commemoration of the 47th anniversary of the annexation to the state's official stage, the Deodoro Theater.

The Show featured break dance, rhyme battle and rap shows, as well as holding the "Rap is the voice of the movement" conversation circle. “Sometimes I consider myself incendiary and other times, firefighter,” said MC Alagoas Tatá Ribeiro about his music. "I understand the movement not as a quest for ascension, but rather for the manifestation of the power of our voice by breaking prejudice or denouncing the wrong things that happen in our society," he said.

In addition to using street art as a tool for personal and social transformation, issues such as equal treatment with women, LGBT and white people in rap were also addressed.

"I believe that even if someone is not of this culture, somehow ends up in it; it should be made clear. There is no point in excluding or pointing appropriations," commented MC Tripa. "This is to end the oppression. It's not because someone does not belong to a cause that cannot fight for it. Voice is voice, regardless of anything, "he added.

Nenhum comentário:

Postar um comentário