Ouça o texto

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Anos 90 | Sobre skate, liberdade e aqueles pequenos momentos que viram as melhores lembranças. -- 90's | About skateboarding, freedom and those little moments that became the best memories.

Lá pelo meio dos mesmos anos 90, Jonah Hill tinha exatamente a mesma idade de Stevie, vivido por Sunny Suljic. Portanto, é impossível pensar que Anos 90 (o filme), estreia de Hill nos longas, não é suficientemente autobiográfico para você se sentir parte daquilo.

Todos esses detalhes fazem de Anos 90 um filme único em sua sensibilidade. Muita gente irá até recorrer ao Kids como semelhante, tanto na forma, quanto nessa ideia do “coming-of-age” descolado do glamour de Hollywood. Assim como Kids, e talvez Aos 13, Anos 90 olha para um momento específico de uma geração sem medo de enxergar aquilo que realmente representava aqueles jovens, por mais triste e sem luxo que isso seja.

Filmado todo em 16mm, o que fica claro com o formato de tela apertadinho e a cara de caseiro, Anos 90 é então o retrato desse ponto que parece ser específico, onde um garotinho chegando na juventude, Sunny, tentando se enturmar em uma “galera do skate” que orbita uma loja. “Parece”, pois na verdade é o retrato bem específico de uma geração inteira que não conseguia se enxergar nos espalhafatosos anos 80 e, muito menos, enxergava a possibilidade de estar no mundo engomadinho que viria na sequência.



Hill, assim como essa geração inteira, viu nas rodinhas do skate, no tênis batido e na camiseta largada o único lugar onde era possível se sentir seguro e não mais sozinho. Sunny, assim como diversos meninos (e talvez o próprio Hill), vinham de famílias desestruturadas, que tropeçavam e eram ignoradas por uma sociedade que não estava mais interessada em quem não fazia parte dos padrões socioeconômicos do período. Uma classe média relegada, mesmo dentro das grandes metrópoles e que em nada se parecia com aqueles gramados aparados do John Hughes.

Esse retrato dos anos 90 é então uma viagem a pequenos momentos com grandes significados da passagem desse garoto, não para a vida adulta, mas sim para esse momento nebuloso que precede a responsabilidade com seu futuro. Onde os sonhos ainda podem ser o combustível da realidade e o que vem a seguir não precisa ser necessariamente programado.

Quase documental e extremamente verdadeiro, Anos 90 procura o sorriso de Sunny ao conseguir andar de skate, quando foge da polícia pela primeira vez, ou até quando “descobre as meninas”. Tudo é novo, mas tudo é tão maravilhoso que, muito provavelmente se tornará as principais e mais inesquecíveis lembranças desse garoto. O êxtase vem com a primeira manobra sobre o skate e a câmera de Hill está lá para ver isso, de longe, quase como um observador impessoal para não atrapalhar esse momento tão único. Uma busca incessante pela importância dos pequenos momentos, desses pequenos sorrisos na vida desse jovem.

E se em certo momento Anos 90 parece pender para um drama familiar até meio pesado e isso soa raso, talvez a intenção seja entender o quanto por trás de todo mundo há sempre um mundo que o joga naquela situação. Um contraponto entre as divertidas conversas desconexas e malucas desses jovens, mas que são, na verdade, uma válvula de escape de suas dores em casa, perdas, pressões e indignações. Não existe um sem o outro e quando isso acontece de repente é apenas para lembrar que na vida real ninguém ensaia nada, tudo simplesmente acontece.

Hill busca com isso aquele silêncio constrangedor do fim da inocência, não apenas uma reviravolta óbvia, mas sim apenas o olhar perdido na beleza de enxergar a mudança. O resultado é um filme sobre skate, mas também sobre liberdade e a possibilidade de descobrir quem você realmente é. Um trabalho de um diretor iniciante, mas que consegue fazer o que muitos diretores de cinema com vários filmes na bagagem não chegam nem perto de fazer: transformar imagens em sentimentos.

Anos 90 é esse filme que irá ser quase um tratado para quem viveu o período, mas também funcionará para quem não teve contato com nada daquilo. Afinal, contar uma história tão pessoal, próxima e sensível, uma em que qualquer um irá se identificar com esses personagens, situações e primeiras vezes.

“Mid90s” (EUA, 2018), escrito e dirigido por Jonah Hill, como Sunny Sujic, Katherine Waterston, Lucas Hedges, Na-Kel Smith, Olan Prenatt, Gio Galicia, Ryder McLaughlin e Alexa Demie



comemore seu aniversário na
Mega Roller Skate Park



A maior e melhor pista de 

patinação sobre rodas do Brasil.


-
Sinta-se livre para me deixar uma linha em:
-

Esta reportagem tem a garantia de apuração do endereço do LINK acima.

 Diga não a notícias falsa.
-This report is guaranteed to verify the address of the LINK above










--in via tradutor do google
90's | About skateboarding, freedom and those little moments that became the best memories.

By the mid-1990s, Jonah Hill was exactly the same age as Stevie, lived by Sunny Suljic. So it's impossible to think that the 1990s (the movie), Hill's feature film debut, is not autobiographical enough for you to feel part of it.

All these details make the 90's a unique film in its sensitivity. A lot of people will even resort to Kids as similar, both in form and in this idea of ​​the coming-of-age cool of Hollywood glamor. Like Kids, and perhaps At 13, the 90s looks at a specific moment in a generation without fear of seeing what those young people really represented, no matter how sad and without luxury.

Shot all in 16mm, which is clear with the tight screen format and homely face, 90s is then the portrait of this point that seems to be specific, where a young boy coming in, Sunny, trying to fit in a “crowd skateboard ”orbiting a store. “It seems,” because it's actually the very specific portrait of an entire generation that couldn't see it in the flashy 1980s, let alone see the possibility of being in the starving world that would follow.

Hill, like this whole generation, saw on the skate wheels, the flat shoes, and the loose T-shirt the only place to feel safe and not alone. Sunny, as well as several boys (and perhaps Hill himself), came from broken families, who stumbled and were ignored by a society that was no longer interested in those who were not part of the socioeconomic standards of the period. A relegated middle class, even within the big cities, and nothing like those trimmed lawns of John Hughes.

This portrait of the nineties is then a trip to small moments with great significance of this boy's passing, not to adulthood, but to that hazy moment that precedes responsibility for his future. Where dreams can still be the fuel of reality and what comes next need not necessarily be programmed.

Almost documentary and extremely true, the 1990s look for Sunny's smile when she can skate, when she runs away from the police for the first time, or even when she “discovers the girls”. Everything is new, but everything is so wonderful that it will most likely become this boy's most unforgettable memories. The ecstasy comes with the first skate maneuver and Hill's camera is there to see it from afar, almost like an impersonal observer not to disturb this unique moment. An incessant search for the importance of small moments, these small smiles in the life of this young man.

And if at one point the 90s seems to lend itself to a light-hearted family drama and that sounds shallow, perhaps the intention is to understand how much behind everyone there is always a world that plays it in that situation. A counterpoint to the fun-ridden, crazy talk of these young people, but they are, in fact, an outlet for their pain at home, loss, pressure and outrage. There is no one without the other and when this happens suddenly it is just to remember that in real life nobody rehearses anything, everything just happens.

With this Hill seeks that awkward silence from the end of innocence, not just an obvious twist, but only the look lost in the beauty of seeing change. The result is a movie about skateboarding, but also about freedom and the possibility of finding out who you really are. A job by a fledgling director, but one that can do what many filmmakers with multiple movies in their bag are nowhere near doing: turning images into feelings.

The 90s is this movie that will be almost a treatise for those who lived the period, but also work for those who had no contact with any of that. After all, tell a story so personal, close and sensitive, one in which anyone will identify with these characters, situations and first times.

Mid90s (USA, 2018), written and directed by Jonah Hill, such as Sunny Sujic, Katherine Waterston, Lucas Hedges, Na-Kel Smith, Olan Prenatt, Gio Galicia, Ryder McLaughlin and Alexa Demie

Nenhum comentário:

Postar um comentário