O lendário editor da revista Thrasher era um cara muito difícil, mas sua contribuição para o skate foi inestimável.
Nunca vai existir ninguém como Jake Phelps (1962-2019). Ele amava o skate mais que qualquer coisa. Ele dedicou sua vida ao esporte. Mesmo às vezes atravessando a rua pra evitá-lo, lembro de muita coisa que ele me disse. Muitas ligações dele, de um número que era 415-666-alguma coisa, me davam medo de atender. Mas eu sempre saía das ligações citando partes das nossas conversas: “o quê, você ainda está dormindo? Acho bom que você tenha ficado acordado até tarde com o Jason Dill e os geradores”. (O nome da minha banda, se eu tivesse uma.)
Ter trabalhado com ele e na Thrasher por alguns anos provavelmente é a parte do meu currículo que mais me orgulha, algo que nunca deixo de falar quando me perguntam sobre minha carreira. Thrasher, o logo, o nome é conhecido no mundo inteiro. É uma publicação autêntica e confiável. Ela nunca se vendeu quando poderia, e mudou minha vida. E muito disso tinha a ver com o Jake. Ele começou na sala de distribuição. Diz a lenda que Phelps foi pra sala do editor-fundador Kevin Thatcher depois de rasgar todas as páginas da revista que ele não tinha gostado e disse “toma, essa é a revista”. E o Kevin disse “se você acha que pode fazer melhor, pode tentar”.
De certa maneira, o Jake não era realmente o editor quando trabalhei lá. Ele era mais tipo um “editor no geral”, como dizia Glenn O'Brien. Se precisava filmar, eu ligava pro Luke Ogden. Se eu tinha escrito algo errado, eu ligava para o Ryan Henry. Michael Burnett preenchia boa parte da revista com suas fotos e textos. O Jake nem tinha um computador na mesa dele. Ele não tinha um e-mail. Ele nunca fez uma caixa de mensagem de voz. Ele te ligava e era melhor atender. Ele recebia as pessoas na sala dele como se fosse um svengali ou vidente do skate, dizendo o que ele gostava e o que não gostava. Muitas vezes as declarações dele pareciam duras demais ou erradas, só com o tempo você lembrava e pensava “ele tinha razão”. As pessoas tinham teorias da conspiração sobre a Thrasher e o Jake, e trocavam histórias e sussurros. As pessoas diziam que Jake tinha tirado a assinatura delas, ou falado mal delas numa legenda. Quem é banido? O Jake escolhe o Skatista do Ano ou as pessoas realmente votam?
O skate poderia ter virado qualquer coisa. Já foi uma modinha da molecada. Poderia ter virado um balé, um esporte metido a besta, freestyle, poderia ter continuado sendo o hobby paralelo dos surfistas. Gente como Tony Alva, Mark Gonzales, Eric Dressen e Lance Mountain levam crédito como aqueles que influenciaram como é andar de skate. E foram pessoas como Craig Stecyk, Glen Friedman, Spike Jonze, Stacey Peralta e Grant Brittian que nos mostraram como era cobrir, fotografar e falar sobre skate. Mas de todos os jornalistas, fotógrafos e editores, Jake Phelps tinha uma das vozes mais distintas – e com certeza uma das mais altas.
Quando trabalhei na série Epicly Later'd, eu passava por uma lista mental: “Será que o Jake vai achar isso legal? O que o Jake acha do skate nas Olimpíadas? Só sigo a deixa?” Concordando com ele ou não, o Jake é uma daquelas vozes pelas quais medimos o skate. Ele era o cara passando o folclore e as regras tácitas. Agora que ele se foi, temos permissão para mudar tudo? Quem vai manter as coisas na linha?
Admito que fazer uma homenagem para Jake Phelps é complicado. Ele era uma pessoa profundamente difícil. Alguém que você respeitava mas evitava quando podia. Alguém que podia fazer e dizer coisas escrotas, um cuzão. Ouvi histórias e ele me chocou muitas vezes. Mas às vezes ele me chocava se importando, não só com o skate mas comigo, e com muitos e muitos outros skatistas como eu.
A maior e melhor pista de
patinação sobre rodas do Brasil.
-
Esta reportagem tem a garantia de apuração do endereço do LINK acima.
Diga não a notícias falsa.
Diga não a notícias falsa.
-This report is guaranteed to verify the address of the LINK above
in via tradutor do google
Skateboarding will never be the same without Jake Phelps.
The legendary editor of Thrasher magazine was a very difficult guy, but his contribution to skateboarding was invaluable.
There will never be anyone like Jake Phelps (1962-2019). He loved skateboarding more than anything. He dedicated his life to sports. Even sometimes crossing the street to avoid it, I remember much that he told me. Many calls from him, from a number that was 415-666-something, made me afraid to answer. But I always left the calls by quoting parts of our conversations: "What, are you still asleep? I think it's good that you stayed up late with Jason Dill and the generators. " (The name of my band, if I had one.)
Working with him and at Thrasher for a few years is probably the part of my resume that I'm most proud of, something I never stop talking about when I'm asked about my career. Thrasher, the logo, the name is known worldwide. It is an authentic and reliable publication. She never sold herself when she could, and changed my life. And a lot of it had to do with Jake. He started in the distribution room. Legend has it that Phelps went into the room of editor-in-chief Kevin Thatcher after ripping all the pages of the magazine he did not like and said, "Here, this is the magazine." And Kevin said "if you think you can do better, you can try."
In a way, Jake was not really the editor when I worked there. He was more of a "general editor," as Glenn O'Brien used to say. If I had to shoot, I'd call Luke Ogden. If I'd written something wrong, I'd call Ryan Henry. Michael Burnett filled the magazine with his photos and texts. Jake did not even have a computer on his desk. He did not have an email. He never made a voice mail box. He called you and you had better take it. He would greet people in his living room as if he were a svengali or skateboarder, telling him what he liked and did not like. Often his statements seemed too harsh or wrong, only in time did he remember and think "he was right." People had conspiracy theories about Thrasher and Jake, and exchanged stories and whispers. People said that Jake had taken their signature, or spoken ill of them in a caption. Who is banned? Does Jake choose the Skater of the Year or do people actually vote?
The skateboard could have turned anything. It was a little girl's modinha. It could have turned into a ballet, a beast sport, freestyle, could have continued being the parallel hobby of the surfers. People like Tony Alva, Mark Gonzales, Eric Dressen and Lance Mountain take credit like those who influenced how it's skateboarding. And there were people like Craig Stecyk, Glen Friedman, Spike Jonze, Stacey Peralta and Grant Brittian who showed us what it was like to cover, photograph and talk about skateboarding. But of all the journalists, photographers and editors, Jake Phelps had one of the most distinct voices - and certainly one of the highest.
When I worked on the Epicly Later'd series, I went through a mental list: "Is Jake going to think that's cool? What does Jake think of skateboarding at the Olympics? I'll just follow him? "Agreeing with him or not, Jake is one of those voices by which we measure the skateboard. He was the guy passing the folklore and the unspoken rules. Now that he's gone, are we allowed to change everything? Who will keep things in line?
I admit that paying homage to Jake Phelps is complicated. He was a deeply difficult person. Someone you respected but avoided when you could. Someone who could do and say dirty things, an asshole. I heard stories and he shocked me many times. But sometimes he would bump me into caring, not only with skateboarding but with me, and with many and many other skaters like me.


Nenhum comentário:
Postar um comentário