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sexta-feira, 28 de setembro de 2018

A skatista paulistana Karen Jonz já venceu por quatro vezes o mundial de skate, e é referência quando se fala desta modalidade no Brasil. - The skateboarder from São Paulo, Karen Jonz, has already won the skate world four times and is a reference when talking about this modality in Brazil.

A skatista paulistana Karen Jonz já venceu por quatro vezes o mundial de skate, e é referência quando se fala desta modalidade no Brasil. Mas quando perguntam se ela é empreendedora, Karen não tem muita certeza, já que muitos têm a imagem do empreendedor como alguém que usa tailleur ou terno e gravata. Bem longe disso, e no painel Tudo é Empreendedorismo, que fez parte do Encontro Estadão Pró PME, a atleta, junto com uma das fundadoras da consultoria feminina Think Eva, Nana Lima, mostrou uma face bem mais descolada e contemporânea do universo dos negócios.

A skatista, designer e influenciadora, Karen Jonz. Foto: Rafael Arbex /Estadão

Segundo Karen, empreender é a capacidade de ver uma ideia que não existe no mundo e concretizá-la. “Eu tive que aprender a ser empreendedora no skate desde menina, pois o pratico há 20 anos, e em 1999, era quase exclusividade uma mulher em cima de um skate”, relembra Jonz, que já no início, passou a ter ideias criativas, como costurar um modelo de calcinha que a deixasse mais confortável nas pistas. A peça, uma espécie de shortinho, deu tão certo que ela não conseguiu atender o tanto de demandas que passou a receber das outras mulheres que praticavam a modalidade no fim dos anos 1990.

Atualmente, são as marcas que correm atrás dela, e dão abertura para a criação conjunta de linhas para mulheres que curtem skate, e não querem vestir roupas folgadas e masculinizadas.




 A maior pista de patinação sobre rodas do país.



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The skateboarder from São Paulo, Karen Jonz, has already won the skate world four times and is a reference when talking about this modality in Brazil.

The skateboarder from São Paulo, Karen Jonz, has already won the skate world four times and is a reference when talking about this modality in Brazil. But when asked if she is enterprising, Karen is not quite sure, since many have the image of the entrepreneur as someone wearing a suit or suit and tie. Far from that, and in the Everything is Entrepreneurship panel, which was part of the Encontro Estadão Pró PME, the athlete, along with one of the founders of the feminine consultancy Think Eva, Nana Lima, showed a much more detached and contemporary face of the business universe.

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The skater, designer and influencer, Karen Jonz. Photo: Rafael Arbex / Estadão

According to Karen, undertaking is the ability to see an idea that does not exist in the world and realize it. "I had to learn to be an entrepreneur in skateboarding since I was a girl, because I've been practicing it for 20 years, and in 1999, it was almost exclusively a woman on a skateboard," recalls Jonz, who at the beginning had creative ideas, like sewing a model of panties that would make her more comfortable on the slopes. The piece, a kind of short, made it so certain that it failed to meet the amount of demands it received from other women who practiced the sport in the late 1990s.

Nowadays, they are the brands that run behind her, and they open up to the joint creation of lines for women who like to skate, and do not want to wear loose and masculine clothes.

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