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segunda-feira, 29 de abril de 2019

Bagdá - Cenas de uma Juventude: Diretora Caru Alves de Souza conta como trouxe skatistas reais para o filme (Visita ao set) -- Baghdad - Scenes of a Youth: Director Caru Alves de Souza tells how she brought real skaters for the film (Visit to set)

O longa começou a ser rodado na capital paulista em março deste ano.

A cidade de São Paulo pode ser facilmente reconhecida por sua diversidade de pessoas, de locais, entre outros. Entre todo esse “mundo” presente na grande capital, há um esporte que está ganhando a cena: o skate. Tendo em vista o universo que permeia aqueles que andam em cima de quatro rodinhas, a diretora Caru Alves de Souza tomou a decisão de rodar um filme que gira em torno justamente de uma skatista.



Bagdá - Cenas de Uma Juventude começou a ser rodados em locações nas regiões da Zona Norte e Centro de São Paulo em março deste ano e traz a história de uma skatista de 17 anos chamada Bagdá, vivida por Grace Orsato, que passa boa parte do tempo com os amigos skatistas na pista local. 

Em visita ao set, o AdoroCinema conversou com a protagonista que é skatista na vida real faz sua estreia nos cinemas. Grace contou como foi o processo para fazer parte do elenco: “Eu estava andando de skate na Praça Roosevelt e a Paula [Pretta], que é produtora de elenco do filme, apareceu um dia lá de salto alto no meio da pista e conversou comigo e duas amigas minhas que também andam de skate e começou a falar: ‘Vamos lá porque a gente quer mostrar o que é o skate de verdade, mostrar essas meninas que estão na rua mesmo’. Na verdade foi bem bizarro e a gente não acreditou. Mas, depois de um tempo, conversei com ela por mensagem, fui para o casting e passei, em seguida fui fazendo a preparação que foi bem longa”.

Mas Grace não é a única não-atriz estreante no longa. Há diversos personagens vividos por pessoas que nunca estiveram em um set antes, incluindo a cantora Karina Buhr, que revelou que já tinha o sonho de trabalhar no cinema. “A experiência que eu tenho com atuação é do Teatro Oficina, que é totalmente diferente dos outros teatros e também não tem nada a ver com cinema, não é? O grande desafio foi fazendo porque aprendi fazendo”, contou a artista sobre a sua experiência.

Caru (diretora), Grace (Bagdá) e Karina (Micheline)

A diretora explicou a escolha dos atores revelando que foi para trazer naturalidade para este universo abordado no filme. “A escolha de trabalhar com não-atores foi para trazer essa vivência do skate para o filme e, mais do que isso, para ter uma troca mesmo. Eu queria que o universo do skate tivesse presente no filme, então, muito disso foi para que não fosse uma coisa de cima para baixo, mas uma coisa horizontal. Assim que o elenco ficou definido, a partir dos ensaios, a gente reescreveu todo o roteiro, do começo ao fim. Eu mantive a essência das cenas, mas diálogo e outras coisas foram reescritas porque eles traziam essa vivência do skate que eu não tinha e eu trouxe isso para o filme através deles”, disse ela. 

A própria Grace comentou que muitas características da Bagdá surgiram por sua causa. “Algumas coisas minhas a Caru [Alves de Souza] acrescentou à Bagdá. Por exemplo, antes ela era uma menina super masculinizada porque às vezes a gente tem que ser assim para se inserir no ‘rolê’ de skate e eu, acho que por ser mais velha e ter passado um pouco dessas fases, costumo sair de saia, top e shorts, não ligo muito. Com isso, a Caru trouxe essas particularidades para a Bagdá, de ser mais fluida, de não se definir em uma coisa só”, afirmou. 

Aqui vale ressaltar que essa veracidade não está apenas nos diálogos ou nos personagens, vividos por não-atores. O cenário visitado pelo AdoroCinema passava uma sensação extremamente realista, montado em uma casa na Freguesia do Ó, em São Paulo. O mais curioso é que mesmo que todos os objetos ali presentes parecessem de uma família de verdade, a casa toda foi modificada, segundo a diretora de arte Marinês Mencio. “Um dos conceitos na direção de arte do filme foi trabalhar com as cores presentes nas manifestações feministas. Uma forma de convidar o espectador a participar com todas essas mulheres em este manifesto”, contou ela.
Quarto da Bagdá e seus irmãos.

Caru Alves revelou que o cenário conversa diretamente com a proposta do filme, já que a ideia é trabalhar com uma tensão entre o naturalismo e o não-naturalismo. “A gente tem essa preocupação de trabalhar na atuação, no cenário, na câmera mais naturalista, se aproximando de uma linguagem mais ‘documental’, mas também tem cenas que quebram com esse naturalismo. O filme nasceu do cotidiano, do pequenininho, então toda a produção procura essa linguagem mais prosaica mesmo”, contou a cineasta.



A chuva e os trovões eram praticamente um elemento das cenas filmadas naquele dia com Karina Buhr e Grace Orsato. Por isso, a diretora acabou pedindo algumas mudanças - inclusive por conta da chuva, já que estava programada para acontecer na área externa da casa.

Para Caru, o filme traz mulheres inseridas e à frente de lugares que são comumente mais ligados aos homens. Por isso, para escrever o longa, inspirado na obra de Toni Brandão, Bagdá - O Skatista, a diretora já tinha algumas ideias na cabeça e alguns fatos acabaram mudando. 

“Gosto sempre de trabalhar com mulheres, com personagens femininas e tal. Entre o meu primeiro filme e agora, eu comecei a participar muito ativamente dessa discussão da representação da mulher no cinema e atrás das câmeras também. Por isso, eu fiquei com vontade de fazer um filme que fosse sobre mulheres e com mulheres. Então, nesse processo, que foi longo, a personagem virou uma mulher, exatamente porque eu queria trabalhar com mulheres que tivessem inseridas em lugares masculinos”, disse ela.

“Eu acho que o filme vai incentivar muita menina a andar de skate e é isso que a gente quer, a gente quer ver as mulheres na rua, ocupando os espaços mesmo. O filme mostra muito isso, mostra o processo que eu e todas as minhas amigas que andam de skate passaram por isso, que é no começo você só andar com homem. Depois você vai conhecendo várias garotas e abre porque as meninas têm outra ideia de vida e de parceria mesmo, você cria uma parceria com outra mulher, isso é diferente e é maravilhoso. Eu acho que vai mudar muito, não só no skate, mas em várias questões por ser um filme forte para esse momento que a gente está agora no Brasil”, finalizou Grace ao falar sobre a mensagem que o longa trará para os espectadores.



O elenco ainda traz nomes como Suzy Rêgo, Helena Luz, Marília Fernandes, Paula Sabatini e Gilda Nomacce. Com o elenco e equipe composto em sua maioria por mulheres, Bagdá – Cenas de uma Juventude ainda não tem previsão de estreia.

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--in via tradutor do google
Baghdad - Scenes of a Youth: Director Caru Alves de Souza tells how she brought real skaters for the film (Visit to set)


The film began shooting in the city of São Paulo in March this year.


The city of São Paulo can be easily recognized for its diversity of people, places, among others. Among all this "world" present in the great capital, there is a sport that is winning the scene: the skate. Considering the universe that permeates those who walk on four wheels, the director Caru Alves de Souza made the decision to shoot a film that revolves around a skater.

Baghdad - Scenes of Uma Juventude began shooting on locations in the North and Center of São Paulo in March this year and features the story of a 17-year-old skateboarder named Baghdad, who is spent by Grace Orsato, who spends most of her time with friends skaters on the local track.

On a visit to the set, AdoroCinema talked with the protagonist who is a skater in real life makes his debut in theaters. Grace recounted how the casting process was: "I was skateboarding in Roosevelt Square and Paula [Pretta], who is the cast of the film, came out one day in the middle of the lane and talked to me and two friends of mine who also go skateboarding and started saying: 'Let's go because we want to show what real skateboarding is, show these girls who are on the street.' Actually it was very bizarre and we did not believe it. But after a while, I talked to her by message, went to the casting and passed by, then went on to do the preparation that was pretty long. "

But Grace is not the only non-starring actress in the film. There are several characters lived by people who have never been to a set before, including singer Karina Buhr, who revealed that she already had a dream of working in the movies. "The experience I have with acting is from the Theater Workshop, which is totally different from the other theaters and also has nothing to do with cinema, does it? The big challenge was doing because I learned doing, "said the artist about her experience.

Caru (director), Grace (Baghdad) and Karina (Micheline)

The director explained the choice of actors revealing that it was to bring naturalness to this universe addressed in the film. "The choice of working with non-actors was to bring this experience of skateboarding to the film and, more than that, to have a change even. I wanted the skate universe to be present in the movie, so a lot of it was so it was not a top-down thing, but a horizontal thing. As soon as the cast was defined, from the rehearsals, we rewrote the entire script from beginning to end. I kept the essence of the scenes, but dialogue and other things were rewritten because they brought that experience of the skateboard I did not have and I brought it to the film through them, "she said.

Grace herself commented that many features of Baghdad have emerged because of her. "A few things my Caru [Alves de Souza] added to Baghdad. For example, before she was a super masculinized girl because sometimes we have to be like that to get into the roller skate and I think that because I'm older and have spent some of these phases, I usually get out of skirt, top and shorts, I do not care much. With that, Caru brought these peculiarities to Baghdad, to be more fluid, not to define itself in one thing, "he said.

Here it is worth emphasizing that this truth is not only in the dialogues or the characters, lived by non-actors. The scenery visited by AdoroCinema passed an extremely realistic feeling, mounted in a house in the Freguesia do Ó, in São Paulo. What is even more curious is that even if all the objects present were from a real family, the whole house was modified, according to art director Marinês Mencio. "One of the concepts in the art direction of the film was working with the colors present in the feminist manifestations. One way of inviting the viewer to participate with all these women in this manifesto, "she said.
Baghdad room and his brothers.

Caru Alves revealed that the scenario speaks directly to the film's proposal, since the idea is to work with a tension between naturalism and non-naturalism. "We have this preoccupation of working in the acting, in the scenery, in the most naturalistic camera, approaching a more 'documentary' language, but also have scenes that break with this naturalism. The film was born from the daily life, from the little one, so the whole production looks for this more prosaic language, "said the filmmaker.

Rain and thunder were practically an element of the scenes filmed that day with Karina Buhr and Grace Orsato. Therefore, the director ended up asking for some changes - even on account of the rain, since it was scheduled to happen outside the house.

For Caru, the film brings women inserted and ahead of places that are commonly more linked to men. Therefore, to write the film, inspired by the work of Toni Brandão, Baghdad - The Skater, the director already had some ideas in her head and some facts have changed.

"I always like working with women, with female characters and such. Between my first movie and now, I started to participate very actively in this discussion of the woman's representation in the movies and behind the cameras as well. So I wanted to make a movie about women and women. So in that long process, the character became a woman, exactly because I wanted to work with women who had been inserted into men's places, "she said.

"I think the movie is going to encourage a lot of girls to go skateboarding and that's what we want, we want to see women on the street, occupying the spaces even. The movie shows a lot of that, it shows the process that I and all my skateboarding friends have gone through, which is at first you just walk with man. Then you get to know several girls and open up because the girls have another idea of ​​life and even partnership, you create a partnership with another woman, that's different and it's wonderful. I think it's going to change a lot, not only in skateboarding, but in several issues as it's a strong movie for that moment that we are now in Brazil, "Grace said when speaking about the message that the show will bring to viewers.

The cast still bears names like Suzy Rêgo, Helena Luz, Marilia Fernandes, Paula Sabatini and Gilda Nomacce. With the cast and team consisting mostly of women, Baghdad - Scenes of a Youth has not yet previewed.

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