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sábado, 22 de dezembro de 2018

O QUE É O ROLLBALL - continuação, 3.3.4 Pontuação: deveres e poder -- WHAT IS THE ROLLBALL - continued, 3.3.4 Score: duties and power

O QUE É O ROLLBALL  - continuação, 3.3.4 Pontuação: deveres e poder

3.3.4 Pontuação: deveres e poder

• O apontador deve usar as folhas de pontuação oficiais para manter o registro dos nomes e números de jogadores que iniciarão o jogo e de todos os substitutos que entraram no jogo.

• Ele deve manter um resumo dos pontos marcados das metas de campo e das penalidades.

• Ele registra as faltas pessoais e faltas técnicas cobradas contra cada jogador.

 O apontador deve notificar um oficial imediatamente quando uma quinta falta é marcada contra qualquer equipe por uma penalidade.


• Da mesma forma, ele deve registrar as faltas técnicas cobradas contra cada treinador e deve notificar um oficial imediatamente quando um técnico estiver desqualificado.

• O apontador deve manter o registro do tempo cobrado de ambas as equipes e deve informar o oficial sempre que necessário.

• Ele deve registrar as pontuações no intervalo e no tempo integral.

• Ele terá assinaturas de ambos os capitães de jogo, oficiais, guardião do tempo e árbitro do jogo.


3.3.5 Cronometrista: deveres e poderes


- O cronometrista deverá receber um cronômetro de jogo registrar o tempo de jogo e um cronômetro e para registrar e o tempo de parada. Ele deve coordenar com o árbitro durante toda a duração do jogo.


3.3.6 Deveres e poderes do capitão

- O capitão é um jogador que representa sua equipe na quadra. Ele pode se comunicar com os oficiais durante o jogo para obter informações. O capitão pode atuar como treinador se não houver um técnico para a equipe. Em caso de qualquer disputa no final do jogo, o capitão deve protestar contra o resultado do jogo por escrito e assinar a folha de pontuação para registrar o protesto.

3.3.7 Deveres e poderes do treinador / chefe de equipe

- Ele é o único representante da equipe que pode se comunicar com os oficiais da mesa durante o jogo para obter informações estatísticas. Se o treinador não está disponível devido a algumas razões que o gerente de equipe pode assumir os deveres e poderes do treinador / treinadores / gerentes de equipe e deve dar ao apontador uma lista com os nomes e número correspondente da equipe que são elegíveis para jogar o jogo, 30 minutos antes do jogo.

Um treinador / gerente de equipe pode fazer as substituições, bem como pode levar os tempos limite. O técnico pode fazer qualquer número de substituições de rolagem permitidas, ele indica as substituições ao árbitro e aos oficiais da mesa. Se necessário, o técnico ou o gerente de equipe pode permanecer de pé durante o jogo. O técnico / gerente da equipe também deve escrever seu nome na folha de pontuação.


3.4 A equipe

- Cada equipe deve conter doze (12) jogadores, incluindo jogadores substitutos, juntamente com um técnico e um assistente técnico ou gerente de equipe.

Cada jogador deve ser elegível para jogar e ter autorização para jogar por uma equipe, conforme estipulado nos regulamentos do órgão organizador da competição.

Os limites de idade também são levados em conta. A distribuição do jogador será a seguinte: Um Goleiro (deve jogar na área D) e cinco Jogadores, (Eles podem jogar como Avançados, Defensores ou Centro) e Seis jogadores serão jogadores substitutos.

Cada jogador deve usar uma camisa numerada na frente e no verso. O número deve ser claramente visível. Os jogadores da mesma equipe não devem usar um número duplicado. Ali os jogadores da equipe devem usar o mesmo kit. As equipes de campo devem estar em cores diferentes (de preferência em cores contrastantes).

3.5 Jogando o jogo

3.5.1 Jogando regulamento

Tempo de grupo etário (minutos)

• Mini
- até 11 anos
7 minutos x 7 minutos
intervalo do jogo - 2 minutos

• sub-junior
- Menores de 14 anos
10 minutos x 10 minutos
intervalo do jogo - 2 minutos

• Júnior
- menores de 17 anos
15 minutos x 15 minutos
intervalo do jogo - 5 minutos

• Senior
- acima de 17
25 minutos x 25 minutos
intervalo de jogo - 10 minutos

IDADE: Determinação da faixa etária: A idade dos participantes em 1º de janeiro do ano corrente determinará seu grupo.



3.5.2 Início do jogo

• O árbitro irá chamar ambas as equipes para alinhar na linha central.

• O árbitro irá chamar o capitão da equipe e jogar a moeda. A equipe que vencer o sorteio escolherá o lado do poste da baliza ou a posse de bola.

• A equipe, que tem a posse da bola, iniciará o jogo no meio da linha central e dará um passe para iniciar o jogo.

3.5.3 Como a bola é jogada

Roll Ball é jogado com uma mão única ou ambas as mãos. Um jogador pode driblar, passar ou lançar a bola com uma ou ambas as mãos.

Correr com a bola ou rolar com a bola sem driblar, chutar ou bloquear deliberadamente com qualquer parte da perna ou golpeá-la com o punho é uma violação.

Para entrar em contato acidentalmente ou tocar a bola com o pé ou a perna não é uma violação. Um jogador pode tocar a bola em qualquer direção com as mãos abertas.

Controle da bola:
Um jogador está no controle da bola quando ele está segurando ou driblando ou tem uma bola viva à sua disposição.

O controle de equipe continua até que um oponente ganhe o controle, ou a bola se torne morta ou a bola tenha deixado as mãos do jogador em uma jogada de um gol de campo e tenha saído da quadra de jogo.

A bola será considerada morta após o apito do árbitro ou do cronometrista. Nenhum gol ou jogada será considerado após o árbitro ou o cronometrista apitar o jogo para parar o jogo.

3.5.4 O objetivo é marcar gol

O objetivo é feito quando uma bola viva entra entre o poste da baliza.

O objetivo é contado quando uma bola viva cruza completamente a linha de base do poste da baliza; o gol não é contado se a bola estiver tocando parcialmente a linha de base.

Um ponto é marcado para cada gol. Se um jogador acidentalmente marcar um gol de campo em seu próprio gol, o ponto será registrado como marcado pelo capitão da equipe adversária.

Depois de um gol bem sucedido, o jogo começa do lado direito.

O gol não será contado se o atacante do adversário atirar um gol e entrar na linha do goleiro (área D) ou enquanto o tiro tocar na linha 'D'.

3.5.5 Jogo termina empatado

Se o jogo for empatado após o tempo estipulado, ele deve ser jogado por 10 min do tempo extra com 2 metades de 5 min cada, sem qualquer intervalo.

Durante o tempo extra, a equipe que iniciou o jogo no primeiro tempo deve começar o jogo.

Se a pontuação continuar empatada mesmo após o tempo extra, o jogo será jogado novamente até que um gol seja marcado.

Este objetivo será chamado como grande objetivo.

A equipe que marcar primeiro este gol será declarada como vencedora.

Ao iniciar o jogo após a prorrogação, o árbitro lançará a bola no centro da quadra entre os dois jogadores e a equipe que ganhar a posse da bola continuará com o jogo.


CONTINUAÇÃO...




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WHAT IS THE ROLLBALL - continued, 3.3.4 Score: duties and power

3.3.4 Score: duties and power


The scorer shall use the official score sheets to keep the record of the names and numbers of players who are to start the game and of ali the substitutes who have entered the game.

He shall keep a running summary of points scored of the field goals and penalty goals.

He records the personal fouls and technical fouls charged against each player.

• The scorer must notify an official immediately when a 5th foul is charged against any team for a penalty.

Similarly, he shall record the technical fouls charged against each coach and must notify an official immediately when a coach isdisqualified.

The scorer shall keep the record of the charged time out of both the teams and shall inform the official whenever necessary.

He shall record the scores at the half time as well as the full time.

He shall take signatures of both the playing captains, officials, time keeper and the match referee.

3.3.5 Time keeper: duties and powers

- The timekeeper shall be provided with a game clock and a stopwatch and shall keep record of the playing time and stoppage time. He shall co-ordinate with the referee during the entire duration of the game.

3.3.6 Captain duties & powers

- The captain is a player who represents his team on the court. He may communicate with the officials during the game to obtain information. The captain may ac t as a coach if there is no coach for the team. In case of any dispute at the end of the game, the captain shall protest against result of the game in writing and sign the score sheet to register protest.

3.3.7 Coach / team manager duties and powers

- He is the only representative of the team who may communicate with the table officials during the game to obtain statistical information. If the Coach is not available due to some reasons the team manager may take over the duties and powers of the coach / coaches  / team managers shall give the scorer a list with the names and corresponding number of the team who are eligible to play the game, 30 minutes before the game. 

A coach / team manager can make the substitutions as well as can take the time-outs. The coach can make any number of rolling substitutions permitted he indicates the substitutions to the referee and the table officials. If necessary the coach or team manager is permitted to remain standing during the game. The coach / team manager shall also write his name in the score sheet.

3.4 The team

- Each team shall contain twelve (12) players including substitute players along with one coach and one assistant coach or team manager. 

Each player must be eligible to play and having authorization to play for a team as stipulated in the regulations of the organizing body of the competition. 

Age limits are also taken into account. The distribution of the player shall be as follows: One Goalkeeper (shall play in D area) and five Players, (They can play as Forwards, Defenders or Center) and Six players shall be substitute players. 

Each player shall wear a shirt numbered on the front side and back side. The number shall be clearly visible. Players of the same team shall not wear a duplicate number. Ali the team players shall wear the same kit. The on field playing teams should be in different colour (preferably contrastcolour).

3.5 Playing the game

3.5.1 Playing regulation 

Age Group Timing (Minutes)

• Mini 
- Under 11 
7 minutes  X  7 minutes
game interval - 2 minutes

• Sub-Junior 
- Under 14
10 minutes  X  10 minutes
game interval - 2 minutes

• Júnior 
- Under 17 
15 minutes  X  15 minutes
game interval - 5 minutes

• Sênior
- Above 17
25minutes  X  25 minutes
game interval - 10  minutes

AGE: Age Group Determination: The participantes age as on 1st January of the current year will determine his / heragegroup.

3.5.2 Beginningof tje game

The referee will call both the teams to line-up at the center line.

The referee will call the captain of the team and toss the coin. The team which wins the toss will choose the goal post side or bali possession.

The team, which has got the possession of the ball, will start the game at the middle of the center line and he will give a back pass to start the game.

3.5.3 How the ball is played

Roll Ball is played with a hand single or  both the hands. A player may dribble, pass or throw the ball  with single or both the hands. 

To run with the ball or roll with the ball without dribbling, deliberately kick or block it with any part of the leg or strike it with fist is a violation. 

To accidentally come into contact or touch the ball with the foot or leg is not a violation. A player can tap the ball in any direction with open hands.

Control of the ball:
A player is in control of the ball when he is holding or dribbling or has a live ball at his disposal. 

Team control continues until an opponent gains the control, or the ball becomes dead or the ball has left the players hands on a shot of a field goal and has gone outside the playing court.

The ball shall be considered dead after the whistle of the referee or the time keeper. No goal or play shall be considered after the referee or the time keeper has blown the whistle to stop the game.

3.5.4 GOAL

The goal is made when a live ball enters between the goal post. 

The goal is counted when a live ball crosses the base line of the goal post completely; the goal is not counted if the ball is partially touching the base line. 

One point is scored for each goal. If a player accidentally scores a field goal in his own goal, the point shall be recorded as scored by the captain of the opposing team. 

After a successful goal the game will start from the side of right corner. 

The goal shall not be counted if the attacking player of the opposition shoots a goal and enters the goalkeeper's line (D area) or while shooting touches the D line.

3.5.5 Tie game

If the game is tied after the stipulated time, it shall be played for 10 min of Extra time with 2 halves of 5 min each without any break. 

During the extra time, the team which had started the match in the first half shall start the game.

If the scores remain tied even after the extra time, the game shall be played again till a goal is scored. 

This goal shall be called as  Grand Goal. 

The team to score this goal first shall bedeclared as the winner.

While starting the game after the extra time, the referee shall toss the ball in the centre of the court in between the two players and the team to win the possession of the ball shall continue with the game.

next...


















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