Elas estão levando a patinação do rinque para as calçadas sem aceitar desaforo de ninguém.
Não dá pra não notá-las. Os patins deslizam como uma extensão do corpo, marcando formas e padrões no asfalto. Os pedestres ficam de boca aberta. A presença delas é enorme, quase exigente. Elas deslizam com uma graça incompreensível. É como estar dentro de um daqueles clipes exageradamente californianos.
A Moxi Skate Girls é uma comunidade unida que cresceu da Moxi Skates.
Steilen cresceu andando de patins, mas sua dedicação ao esporte começou mesmo quando ela se mudou para Los Angeles, nos EUA, e passou a patinar com as LA Derby Dolls. Mas ela queria tornar a patinação mais acessível e imaginou que vendendo patins recreativos de alta qualidade era o lugar certo para começar. “Eu queria que todo mundo pudesse andar de patins”, diz Steilen, rodopiando na ponta dos pés para me encarar. “Queria construir uma comunidade dos patins.”
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Foto por Rozette Rago. Da esquerda para direita:
Michelle Steilen a.k.a. "Estro Jen,"
Shayna “Pigeon” Meikle,
Liv Buchan,
Vanna Jade Curtis
e Dita Davis.
Todos os patins são batizados com nomes da família de Steilen. O “Jack” é em homenagem ao irmão mais novo, e o modelo “Beach Bunny” é uma referência aos seus coelhos de estimação, Nimbus e Cloudia. Mas os patins mais famosos da Moxi são o modelo “Lolly” de cano alto, batizado com o apelido da irmã de Steilen, Loren. Eles são feitos manualmente em Red Wing, Minnesota, onde cada patins passa por 85 estações na fábrica antes de serem encaixotados.
Como resultado, cada elemento é criado com uma atenção obsessiva aos detalhes, das botas de couro aos freios até a base de metal. O visual final é meio retrô anos 1920, meio um sonho febril de cores dos anos 80 – uma homenagem à era dourada dos rinques de patinação em Los Angeles, e uma adição perfeita para o Instagram, onde possuem milhares de seguidores.
Nessas fotos de Instagram, as mulheres usam o mesmo uniforme das Moxi Skate Girls: shortinhos (ou Hammies, como são chamados no site da Moxi), regatas coladas para permitir movimentos, pochetes da Moxi e meias coloridas.
Esse visu faz elas se destacarem independente do local – seja nas calçadas, pistas de skate, escadarias ou descendo ladeiras. O visual anuncia sua existência, como dizendo este é nosso em espaços historicamente dominados por homens. Essa atitude deu nome à empresa. “O cara da UPS disse que a gente tinha muita audácia [moxie]”, disse Steilen, “e gostei da ideia”.
Muita de estética da Moxi vem diretamente da própria Steilen. Com ou sem patins, ela é uma força da natureza, combinando força incrível com um delicado trabalho de pés. Patinando, Steilen faz a transição de um conjunto de graciosas piruetas num pé, executadas se equilibrando na ponta do pé direito, para uma parada de mão com espacate.
Ela embeleza um conjunto de deslizamentos repetidos com piruetas e chutes. Ela cai uma vez, se levanta, examina o hematoma já em formação, e sai patinando. Quando pergunto por que não vemos mais do Time Moxi na televisão ou documentários, ela responde: “Eles não podem nos conter e vender”.
E ela não está errada. Neste ponto, a Moxi vende mais que patins – elas criaram uma imagem tão difundida que influenciou uma cultura de patinadoras e inspirou “Moxi Girls” convertidas a se mudar para perto de Long Beach, onde fica a loja principal da marca. “A loja funciona como nosso ponto de encontro”, diz Shayna “Pigeon” Meikle, dona das lojas Moxi Skates de Long Beach e Venice que ela comprou de Steilen em 2014. “A gente pode não saber o que cada uma está fazendo, mas sempre acabamos na loja, tipo 'ah, você tá aí, beleza, vamos patinar'.”
Graças à fama viral, as Moxi Skate Girls vivem sendo reconhecidas. “É muito legal ser reconhecida pelas pessoas na rua”, diz Meikle. “Fui no supermercado com a minha mãe um dia, e a moça do caixa disse 'Você é a Pigeon?'”
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The Moxi Skate GirlsUse the skateboarding gang of Los Angeles.
They are taking the skating rink to the sidewalks without accepting anyone's outrage.
You can not miss them. The skates slide as an extension of the body, marking shapes and patterns on the asphalt. The pedestrians are gasping. Their presence is huge, almost demanding. They slide with incomprehensible grace. It's like being in one of those overly Californian clips.
The Moxi Skate Girls is a united community that grew from Moxi Skateboards.
Steilen grew up on roller skates, but her dedication to the sport began even when she moved to Los Angeles, USA, and went on to skate with the LA Derby Dolls. But she wanted to make skating more accessible and imagined that selling high quality recreational skates was the right place to start. "I wish everyone could go roller skating," says Steilen, twirling on tiptoe to face me. "I wanted to build a community of skates."
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Photo by Rozette Rago. From left to right: Michelle Steilen a.k.a. "Estro Jen," Shayna "Pigeon" Meikle, Liv Buchan, Vanna Jade Curtis and Dita Davis.
All skates are named after Steilen's family. The "Jack" is named after the younger brother, and the "Beach Bunny" model is a reference to his pet rabbits, Nimbus and Cloudia. But Moxi's most famous skates are the "Lolly" high-top model, nicknamed Steilen's sister Loren. They are made manually in Red Wing, Minnesota, where each skates passes through 85 stations in the factory before being boxed.
As a result, each element is created with an obsessive attention to detail, from leather boots to brakes to metal base. The final look is a retro 1920's, a feverish color dream of the '80s - a tribute to the golden age of skating rinks in Los Angeles, and a perfect addition to Instagram where they have thousands of followers.
In these photos of Instagram, women wear the same Moxi Skate Girls uniform: shorts (or Hammies, as they are called on the Moxi website), regattas glued to allow motions, Moxi purses and colorful socks.
This visu makes them stand out regardless of the location - whether on sidewalks, skating rinks, stairways or downhill slopes. The visual announces its existence, as saying this is ours in spaces historically dominated by men. This attitude gave the company its name. "The UPS guy said we had a lot of audacity [moxie]," said Steilen, "and I liked the idea."
Much of Moxi's aesthetic comes directly from Steilen herself. With or without skates, she is a force of nature, combining incredible strength with a delicate work of feet. Skating, Steilen makes the transition from a set of graceful pirouettes on one foot, executed by balancing on the tip of the right foot, for a handstand with space.
It embellishes a set of repeated slides with pirouettes and kicks. She falls once, gets up, examines the already forming hematoma, and leaves by skating. When I ask why we do not see more of Team Moxi on television or documentaries, she replies, "They can not contain us and sell us."
And she is not wrong. At this point, Moxi sells more than skates - they've created such a pervasive image that it influenced a skating culture and inspired "Moxi Girls" to move to Long Beach, where it's the brand's flagship store. "The store functions as our meeting place," says Shayna "Pigeon" Meikle, owner of the Moxi Skateboards of Long Beach and Venice that she bought from Steilen in 2014. "We may not know what each one is doing, but We always end up in the store, like, 'Oh, there you go, beauty, let's skate.' "
Thanks to viral fame, the Moxi Skate Girls live being recognized. "It's really cool to be recognized by the people on the street," says Meikle. "I went to the supermarket with my mother one day, and the cashier said, 'Are you Pigeon?'"
The newly opened Venice store is a minor nexus. "The thing I love most about working in the Venice store is seeing people making contact," says Vanna Jade Curtis, pulling her dense green curls from her face. She moved to Los Angeles specifically to join Moxi. "Customers from other parts of the world know each other and exchange telephone numbers. And that can bring a true and lasting relationship. "Their contagious sense of community also attracts new skaters to classes or" Skates Outs, "where dozens of people meet in a store and go skating together.
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