Os homens ficam comentando nossa performance, tentando flertar e dizendo para fazermos isso ou aquilo diferente. Nem dez segundos passam sem um “sorria, gata” ou um assovio. Mas as Moxi Skate Girls contra-atacam. Quando um comerciante de meia idade grita “Sei fazer melhor que isso”, Buchan o confronta. “Por que você acha que pode nos dizer como patinar?”, ela grita. A linguagem corporal dela é de desafio, ela gesticula loucamente enquanto o interroga. Ele fica mais nervoso e depois na defensiva. Depois acaba concedendo. Buchan sai patinando.
Estamos tomando muito espaço. Posso sentir minha pele arrepiando com o conhecimento que não sou ágil o suficiente nos patins para sair do caminho se precisar – quem passa por mim é que tem que desviar. É emocionante. É assim que é ser o moleque skatista que trombou comigo semana passada enquanto eu carregava as compras do supermercado? Ou o cara de patinete que me derrubou quando eu tentava atravessar a rua? Sei que não – ainda estou pensando demais – mas fico imaginando quantas vezes preciso patinar com as Moxi Girls para sentir que mereço me mover livremente, cruzar o pavimento sem consequências.
Ver Venice patinando é ver uma cidade diferente. Tudo de repente está mais perto. A longa ciclovia que liga Venice a Santa Monica encolhe para um trajeto de 15 minutos de patins. A troca entre as duas praias não é bem um gradiente, mas deslizar sobre as rodinhas faz parecer que você está no Whole Foods num momento daí dá de cara com a Muscle Beach no outro. É um negócio vacilante e exaustivo – minhas panturrilhas estão gritando – mas estou voando e ninguém pode me pegar. Nunca mais quero tirar esses patins.
Finalmente chegamos na pista de skate, a convergência de concreto e metal, coberta de arranhões e freadas de skatistas – homens e mulheres, mas geralmente homens e raramente de patins. A pista pode ser um lugar desafiador para as Moxi Skate Girls treinarem, considerando a reputação delas. Como o assédio nas calçadas, pessoas aleatórias ficam insistindo para as mulheres fazerem manobras toda hora. “Você tem que fazer certas manobras”, diz Curtis. Ela ficou famosa por seu talento em dar mortais de costas no bowl. “É quase como uma banda, tem músicas que esperam que você toque.”
Steilen desce a parede do bowl sem muita fanfarra, desviando de skatistas enquanto testa velocidade e periodicamente para na beirada. Sem aviso, ela se lança numa parada de mão na beira do bowl, antes de sair patinando de costas e acertando uma série de saltos. “Parar no topo é uma das manobras mais difíceis”, me diz Buchan. “Você tem que parar o impulso completamente. Não pode deixar ele te carregar para frente.” Buchan senta sob os joelhos, sua leve transpiração fazendo a pele dela brilhar como uma modelo numa propaganda da Glossier. Não estou realmente patinando, mas ela me entrega o capacete com glitter de novo. “Segurança em primeiro lugar!”
Quando a multidão reconhece o Moxi Skate Team, dezenas de espectadores começam a se juntar na cerca da pista, com os celulares prontos. A pista começa a esvaziar fora alguns skatistas solitários. Curtis e Steilen estão na beira do bowl, testando velocidades de dropada. O bowl faz uma curva então elas têm uma distância de decida diferente. Se querem sincronizar, elas precisam testar a hora certa de dropar, para fazer a manobra ao mesmo tempo. Depois de alguns testes, Steilen olha para nós. Buchan pega seu celular e faz um joia.
Steilen grita “Pronta?” e Curtis confirma com a cabeça. Uma barreira mental tem que cair para fazer o tipo de manobra que o público está esperando – manobras que podem quebrar sua coluna se você não aterrissar corretamente. A multidão cai num silêncio enquanto tentamos adivinhar que manobra elas vão fazer. Elas estão na beirada. Elas dropam, pegam impulso e sincronizam, aí se jogam do outro lado.
No pico, cada uma delas joga o corpo para trás arqueando as costas. O tempo para por um momento quando elas atingem o ponto mais alto do salto. Elas estão de cabeça para baixo. Os braços abertos, os cabelos flutuando.
O tempo volta a correr. Os patins delas tocam o solo com um estalo alto, os joelhos dobram para absorver o impacto, e elas saem patinando pelo bowl de costas. É um mortal perfeitamente sincronizado. Parece até fácil, a multidão aplaude. Steilen e Curtis viram para Buchan e eu, com um olhar de dúvida. Filmamos tudo. Elas saem do bowl para ver.
Nos juntamos entre “toca aqui”, abraços e gritos. Elas olham para nossas câmeras e postam a filmagem no Instagram. (No fundo você consegue ouvir Buchan dizendo “não vem falar comigo se você não consegue fazer isso”.) A multidão pede para as mulheres fazerem mais manobras, mas sabemos que já temos o que precisamos – fizemos o que viemos fazer e é hora de se mandar. Estamos fazendo isso por nós e por mais ninguém.
-
Esta reportagem tem a garantia de apuração do endereço do LINK acima.
Diga não a notícias falsa.
-
This report is guaranteed to verify the address of the LINK above
Say no to fake News
--in via tradutor do google
The Moxi Skate Girls., Los Angeles. Skating so aggressively on this sidewalk looks like a "fuck-up" to a culture that forces women to police their bodies and actions.
The men are commenting on our performance, trying to flirt and telling us to do this or that different. Neither ten seconds pass without a "smile, cat" or a whistle. But the Moxi Skate Girls counterattack. When a middle-aged merchant yells "I know how to do better than that," Buchan confronts him. "Why do you think you can tell us how to skate?" She shouts. Her body language is defiant, she gestures madly as she interrogates him. He gets more nervous and then defensive. Then end up conceding. Buchan goes skating.
We're taking up a lot of space. I can feel my skin prickling with the knowledge that I'm not agile enough on the skates to get out of the way if need be - whoever passes me has to dodge. It's exciting. Is that what it's like to be the skater kid who hit me last week while I was carrying groceries? Or the scooter guy who knocked me over when I tried to cross the street? I know not - I'm still thinking too much - but I wonder how many times I need to skate with the Moxi Girls to feel that I deserve to move freely, to cross the pavement without consequences.
Seeing Venice skating is seeing a different city. Everything is suddenly closer. The long bike path from Venice to Santa Monica shrinks for a 15-minute ride on roller blades. The swap between the two beaches is not quite a gradient, but sliding on the wheels makes it look like you're at Whole Foods at a time then you come face to face with Muscle Beach in the other. It's a hesitant and exhausting business - my calves are screaming - but I'm flying and no one can get me. I never want to take those skates again.
Finally we got to the skating rink, the convergence of concrete and metal, covered with scratches and brakes by skaters - men and women, but usually men and rarely skates. The track can be a challenging place for the Moxi Skate Girls to train, considering their reputation. Like harassment on the sidewalks, random people are urging women to make maneuvers all the time. "You have to do certain maneuvers," says Curtis. She was famous for her talent at giving mortals back on the bowl. "It's almost like a band, it has songs that expect you to play."
Steilen goes down the wall of the bowl without much fanfare, diverting from skaters as he tests speed and periodically to the edge. Without warning, she throws herself on a handstand at the edge of the bowl, before sliding off her back and landing a series of jumps. "Stopping at the top is one of the toughest maneuvers," Buchan tells me. "You have to stop the impulse completely. You can not let him carry you forward. "Buchan sits beneath his knees, his light sweating making her skin shine like a model in a Glossier advertisement. I'm not really skating, but she hands me the helmet with glitter again. "Safety first!"
When the crowd recognizes the Moxi Skate Team, dozens of spectators start joining the fence on the track, with their mobiles ready. The track begins to empty out some solitary skaters. Curtis and Steilen are at the edge of the bowl, testing drop rates. The bowl makes a curve so they have a distance to decide differently. If they want to synchronize, they need to test the right time to drop, to do the maneuver at the same time. After some tests, Steilen looks at us. Buchan grabs his cell phone and makes a jewel.
Steilen yells "Ready?" And Curtis nods. A mental barrier has to fall to make the kind of maneuver the public is expecting - maneuvers that can break your spine if you do not land properly. The crowd falls silent as we try to guess what maneuver they are going to do. They are on the edge. They drop, take momentum and synchronize, there they play on the other side.
At the peak, each of them throws the body back arching the back. The time stops for a moment when they reach the highest point of the jump. They are upside down. His arms spread out, his hair floating.
Time is running again. Their skates touch the ground with a loud pop, the knees bend to absorb the impact, and they come skating down the bowl of their backs. He is a perfectly synchronized mortal. It seems even easy, the crowd applauds. Steilen and Curtis turned to Buchan and me, with a look of doubt. We shot everything. They leave the bowl to see.
We get together between "plays here", hugs and screams. They look at our cameras and post the footage on Instagram. (In the background you can hear Buchan saying "do not come and talk to me if you can not do it.") The crowd asks the women to do more maneuvers, but we know we already have what we need - we did what we came to do and it's time to be sent We are doing this for ourselves and for no one else.
Nenhum comentário:
Postar um comentário