Ouça o texto

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Como DJs escolhem as músicas dos campeonatos de skate no Brasil. Abrir e fechar com Wu-Tang Clan é tiro certo desde os anos 90. A playlist matadora: as 15 mais citadas. - As DJs choose the songs of skateboarding championships in Brazil. Opening and closing with Wu-Tang Clan is sure shot since the 90's. The killer playlist: the 15 most cited.

A cultura do skate e a música sempre andaram de mãos dadas. Desde os tempos do VHS, as trilhas sonoras dos vídeos costumam apresentar aos adeptos do carrinho vários tipos de som. 



Ao passo em que as fronteiras entre os gêneros vão se diluindo e se misturando, os títulos de franquias de vídeos de skate mais atuais caminham além da tradição do rap e do punk rock para acolher vertentes tão diversas como o jazz, o synth pop, o trap e a música erudita.

1
DJ Lobil no Quintal Skate Park durante 
a final do Campeonato Brasileiro 
em São José dos Campos, 
em junho deste ano. Foto: Allison de Carvalho.

Um lance diferente se observa nas playlists dos campeonatos. Nesses eventos, os clássicos ainda imperam. No Brasil, o sucesso é garantido por Rage Agaist The Machine, Wu-Tang Clan, Charlie Brown Jr. e O Rappa, como pude constatar no Vans Park Series que teve no Parque Villalobos, em São Paulo. E foi disso que falei com alguns dos DJs que fizeram (e fazem) história tocando nos principais campeonatos de skate brasileiros.

O papel da música nas competições ainda tem muito a ver com os clássicos do rap e do punk rock/hardcore, com direito a hinos que nunca vão perder o apelo, como “Sabotage” (Beastie Boys) e “Flower By The Door” (T.S.O.L.). Mas, é claro, sempre há espaço para inovações.

Coyote Beatz
“Minha relação com a música começou desde muito cedo, praticamente desde que nasci”, comenta o DJ, produtor e beatmaker Coyote Beatz, filho e irmão de skatistas. “Meu pai sempre andou de skate e fez um som, tinha estúdio em casa também. E quando eu colava nos campeonatos, sempre tinha uns raps rolando. Cresci nos anos 90 ouvindo muito rap e punk rock”, lembra. Para ele, a música é uma das principais motivações do skatista num campeonato ou até mesmo numa session.

“Quando toco em campeonatos ou eventos de skate, sinto a vibe do momento, fico observando muito os rolês de cada atleta nas baterias no intuito de deixar o cara mais à vontade pra soltar as tricks”, diz Coyote. “E o daora é que sempre que toco em algum campeonato, conheço a maioria da galera. Aí já fica mais fácil. Cresci com a maioria deles e já tô meio que ligado no que os caras curtem.” Na bagagem, assim como muitos skatistas e DJs com passagem pela cultura de rua, Coyote Beatz carrega o valor afetivo pelas trilhas da 411VM. “Gosto muito das seleções que eles faziam porque tem bastante variedade. De lá, tirei muitas das influências que carrego comigo até hoje”.

DJ Lobil
Outro escolado trilheiro de campeonatos, o DJ Lobil, que realiza festivais na região do Vale do Paraíba, também começou curtindo punk, hardcore e metal por meio de sua relação com o skate. “Depois, conheci muita coisa de hip hop nas antigas fitas da 411VM, Silly Society, Videofobia e Transworld”, conta ele. “Descobri muitas bandas por meio de revistas também. Aliás, dois CDs que me influenciaram muito foram as coletâneas Tribo Skate World Contest e Authentic Vision Brasil.” Na visão dele, não mudou muita coisa desde aqueles tempos nos sets dos circuitos competitivos. O que acontece, segundo o DJ, é que o pano de fundo ficou mais eclético.

“Um set style de campeonato é aquele onde rola desde New Order, B52’s, The Cure e Midnight Oil, até Devo, T.S.O.L., Dead Kennedys, Black Sabbath, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Pennywise, Bad Religion, Replicantes, Camisa de Vênus, Ramones, Public Enemy, House of Pain, Sex Pistols, Adolescents, The Faction, Dag Nasty, Grinders e Garotos Podres. Todos clássicos que sempre agitam os competidores e o público.” Só de ouvi-lo declamar esse monte de referências na entrevista, não ficaram dúvidas do gás que uma trilha assim garante a qualquer session. Uma combinação perfeita entre atitude, positividade e energia.


DJ Tamenpi
Já o DJ Tamenpi frisa que, a despeito das ondas bass, trap e techno que aqui e ali cavam espaço nos eventos, o rock e o rap em geral ainda predominam. “Da minha parte, desde sempre, sou o encarregado de fazer a sessão de rap. Toco a linha mais underground e os clássicos dos anos 90”, descreve. E pondera: “Obviamente, a nova geração tem referências mais atuais, mas, quando soltamos os clássicos, ninguém fica parado.”

Tamenpi dá exemplos: “Sem dúvida nenhuma, Rage Against The Machine é tiro certo. Assim como Beastie Boys, Cypress Hill, Wu-Tang Clan, Bad Brains, Body Count, Dinosaur Jr., Red Hot Chilli Peppers e Rancid são infalíveis também.” Não é à toa que grandes nomes do esporte, como Tommy Guerrero e Ray Barbee, acabaram construindo respeitáveis trajetórias na música depois de se aposentar das competições. “Acho que o skate sem a música fica vazio. E o skate em si não influencia só a música, né? Influencia toda a cultura street, e, até, a cultura pop”, lacra Tamenpi

Kefing Lucas
Kefing Lucas, cuja base é o rap, tem ressalvas em fazer uma playlist com sons predominantemente atuais. “Artista novo bomba, mas aí dura um ano e tchau, é difícil mostrar consistência”, critica ele. “Existe um trabalho bom entre esses artistas que vêm e vão, não tem como desconsiderar. Mas a raíz mesmo são os caras das antigas, tipo Racionais MC’s. Acho que os anos 90 foram a melhor época para todos os estilos.” Kefing é daqueles DJs que trabalham sob um compromisso, digamos, educacional. “Tento apresentar o que foi bom porque a molecada nova não conhece nada. Você toca um Notorious Big, que é tradicional, e a galera não saca. Às vezes os caras falam pra tocar 2Pac depois de você já ter virado duas ou três faixas do cara. Então, eu transito com o novo, mas deixo sempre o clássico atemporal ali também.”

DJ Nuts
DJ Nuts, que foi atleta da UBS (União Brasileira de Skate) no freestyle e no street de meados dos anos 80 até 94, além de integrante da mítica crew paulistana Ratos Burguer, não apostaria em nada disso. Na ativa desde 1990 como DJ, caso fosse chamado pra mandar um som de trilha da Seleção Brasileira, ele definitivamente escolheria músicas nacionais. “Igual na ginástica rítmica, quando as atletas fazem a performance representadas por músicas de seu país”, dá o papo. “Não digo sertanejo ou funk, pois é importante ter critério. Mas algo poderoso, que represente a nacionalidade dos atletas e combine com a dinâmica do skate.”

2
DJ Nuts andando no bairro da Saúde 
em plenos anos 80. (Arquivo pessoal)


DJ Zegon
Skate e música fazem parte da vida do DJ Zegon desde a infância. Quando ele discotecava no início dos anos 90, foi por conta da admiração nutrida por Mark Gonzales que assumiu o vulgo de “Zé Gonzales”. “No começo eu tocava tudo o que pediam nos campeonatos. Caras tipo o Not Dead pediam pra tocar ‘Sweet Child O’ Mine’, do Guns N’ Roses, aí o outro pedia Run DMC, Dead Kennedys… Por outro lado, havia quem gostasse de andar com sons totalmente fora da receita rap/punk, tipo o Hosoi, que falava pra tocar Madonna. O pessoal achava engraçado, e combinava com o jeito debochadão dele na época”, Zegon escava a memória.

Para ele, mais do que seguir uma tradição, o DJ de campeonato ou mesmo o produtor de trilhas de vídeo deve sacar o estilo do skatista antes de mais nada. “No vídeo da Blind, de 91, tem o Guy Mariano andando com ‘I Want You Back’, do Jackson 5, logo de cara; tem o Gonzales andando com Coltrane, tem War”, exemplifica. “E isso combina com o flow dos caras.” Num set Olímpico, porém, Zegon assume que iria de classicão mesmo. “Não apostaria em nada novo nem muito inusitado, mas traria os clássicos que são atemporais, aqueles que sempre funcionam, tipo ‘Pipeline’, do Agent Orange, Black Flag e Devo.” Para dar aquele toque de representatividade, faz coro com Nuts: “Só que na hora das linhas dos brasileiros, ao mesmo tempo botaria uma identidade nossa na parada, tipo um Planet Hemp mesmo, Plebe Rude, ou, até, ‘Garota de Ipanema’ com um beat em cima”.

3
Zegon num campeonato de skate em
 Florianópolis em 2012 (Arquivo pessoal)


Playlist matadora
Pedi aos DJs entrevistados que indicassem as faixas que não poderiam faltar num set perfeito para dar aquele gás total nas baterias de skate. 

Eis as 15 mais citadas:

Wu-Tang Clan - “Protect Ya Neck”
Pharcyde - “Soul Flower”
Cypress Hill - “Insane in The Brain”
Dead Kennedys - “Police Truck”
Suicidal Tendencies - “Institutionalized”
Pennywise - “Living for Today”
Offspring - “Nitro”
Ramones - “Commando”
Bad Religion - “Suffer”
Black Sabbath - “Symptom of Universe”
T.S.O.L. - “Flower By The Door”
House of Pain - “Jump Around”
Rage Against The Machine - “Killing In the Name”
Beastie Boys - “Sabotage”
Wu-Tang Clan - “Wu-Tang Clan Ain't Nuttin ta Fuck Wit”












This report is guaranteed to verify 
the address of the LINK above
Say no to fake News!
-
Esta reportagem tem a garantia de 
apuração do endereço do LINK acima.
Diga não a notícias falsa.














--in via tradutor do google
As DJs choose the songs of skateboarding championships in Brazil. Opening and closing with Wu-Tang Clan is sure shot since the 90's. The killer playlist: the 15 most cited.

Skateboard culture and music have always gone hand in hand. Since the time of VHS, the soundtracks of the videos usually present to the fans of the cart several types of sound. As genre boundaries are thinning and mingling, the latest skateboarding franchise titles go beyond the tradition of rap and punk rock to embrace such diverse strands as jazz, synth pop, trap and erudite music.

1
DJ Lobil at Quintal Skate Park during the final of the Brazilian Championship in São José dos Campos, in June of this year. Photo: Allison de Carvalho.


A different bid is seen in the playlists of the championships. In these events, the classics still prevail. In Brazil, the success is guaranteed by Rage Agaist The Machine, Wu-Tang Clan, Charlie Brown Jr. and O Rappa, as I can see in the Vans Park Series that he had at Parque Villalobos in São Paulo. And that's what I talked about with some of the DJs who did (and do) playing the major Brazilian skateboarding championships.

The role of music in competitions still has a lot to do with the rap and punk rock / hardcore classics, with hymns that will never miss the appeal, such as "Beastie Boys" and "Flower By The Door" ( TSOL). But, of course, there is always room for innovation.

Coyote Beatz
"My relationship with music started very early, practically since I was born," says DJ, producer and beatmaker Coyote Beatz, son and brother of skaters. "My dad always skateboarded and made a sound, he had a studio at home too. And when I got into the championships, I always had raps rolling. I grew up in the '90s listening to rap and punk rock, "he recalls. For him, music is one of the main motivations of the skater in a championship or even in a session.

"When I play in championships or skateboarding events, I feel the vibe of the moment, I keep watching the rolls of each athlete on the batteries in order to make the guy feel more comfortable to release the tricks," says Coyote. "And daora is that every time I play in a league, I know most of the guys. That's easier. I grew up with most of them and I'm kind of hooked on what the guys like. "In baggage, like many skaters and DJs with street culture, Coyote Beatz carries the affectionate value on the 411VM tracks. "I really like the selections they made because they have a lot of variety. From there I drew many of the influences I carry with me to this day. "

DJ Lobil
Another well-schooled championship tracker, DJ Lobil, who holds festivals in the Vale do Paraíba region, also began to enjoy punk, hardcore and metal through his relationship with skateboarding. "Later on, I met a lot of hip hop stuff on the old 411VM tapes, Silly Society, Videofobia and Transworld," he says. "I discovered a lot of bands through magazines as well. In fact, two CDs that influenced me a lot were the compilations Tribo Skate World Contest and Authentic Vision Brasil. "In his view, not much has changed since those times in the sets of competitive circuits. What happens, according to the DJ, is that the background has become more eclectic.

"A set style of championship is one that runs from New Order, B52's, The Cure and Midnight Oil, to Devo, TSOL, Dead Kennedys, Black Sabbath, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Pennywise, Bad Religion, Ramones, Public Enemy, House of Pain, Sex Pistols, Teenagers, The Faction, Dag Nasty, Grinders and Rotten Boys. All classics that always stir competitors and the public. "Just to hear him declare this lot of references in the interview, there was no doubt the gas that a track thus guarantees any session. A perfect match between attitude, positivity and energy.

DJ Tamenpi
DJ Tamenpi points out that, despite the bass, trap and techno waves that here and there make room for the events, rock and rap still predominate. "For my part, I've always been in charge of doing the rap session. I play the most underground line and the classics of the 90's, "he describes. And he ponders: "Obviously, the new generation has more current references, but when we release the classics, no one stands still."

Tamenpi gives examples: "Without a doubt, Rage Against The Machine is shot right. As well as Beastie Boys, Cypress Hill, Wu-Tang Clan, Bad Brains, Body Count, Dinosaur Jr., Red Hot Chilli Peppers and Rancid are infallible as well. "No wonder big names such as Tommy Guerrero and Ray Barbee , ended up building respectable trajectories in music after retiring from competitions. "I think the skateboard without the music is empty. And the skateboard itself does not only influence the music, right? It influences the entire street culture, and even pop culture, "Tamenpi

Kefing Lucas
Kefing Lucas, whose base is rap, has reservations in making a playlist with predominantly current sounds. "Artist new bomb, but it lasts a year and bye, it's difficult to show consistency," he criticizes. "There is a good job between these artists who come and go, can not disregard. But the very root are the old guys, like Racionais MC's. I think the '90s were the best time for all styles. "Kefing is one of those DJs who work under a commitment, let's say, educational. "I try to present what was good because the new kid does not know anything. You play a Notorious Big, which is traditional, and the guys do not take it out. Sometimes the guys tell you to play 2Pac after you've already turned two or three of the guy's tracks. So I go through with the new one, but I always leave the timeless classic there, too. "

DJ Nuts
DJ Nuts, who was a UBS (Brazilian Skateboard Union) athlete in freestyle and street from the mid 80's to 94, besides being a member of the legendary São Paulo crew Ratos Burguer, would not bet on any of that. In the active since 1990 like DJ, if it were called to send a sound of track of the Brazilian Selection, he would definitely choose national songs. "Same in rhythmic gymnastics, when the athletes make the performance represented by songs from their country," he says. "I do not say sertanejo or funk, because it is important to have criteria. But something powerful, that represents the nationality of the athletes and combines with the dynamics of the skateboard. "

2
DJ Nuts walking in the neighborhood of Health in full 80 years. (Personal archive)

DJ Zegon
Skate and music have been a part of DJ Zegon's life since childhood. When he was a disco in the early 1990s, it was because of the admiration of Mark Gonzales that he took over the commonwealth of "Zé Gonzales." "At first I played everything they asked for in the championships. Not Dead guys asked to play 'Sweet Child O' Mine 'from Guns N' Roses, then the other called Run DMC, Dead Kennedys ... On the other hand, there were those who liked to walk with sounds totally out of rap / punk , like Hosoi, who talked about playing Madonna. The people thought it was funny, and it suited his jerkiness at the time, "Zegon digs through his memory.

For him, more than following a tradition, the championship DJ or even the producer of video tracks should draw the style of the skater before anything else. "In Blind's video of '91, Guy Mariano is walking with Jackson 5's 'I Want You Back', right off the bat; there's Gonzales walking with Coltrane, there's War, "he says. "And that goes with the flow of the guys." On an Olympic set, however, Zegon assumes he would be a real classic. "I would not bet on anything new or very unusual, but I would bring the classics that are timeless, those that always work, like Pipeline, Agent Orange, Black Flag and Devo." To give that touch of representativeness, he chants with Nuts: "But at the time of the lines of the Brazilians, at the same time I would put our identity in the parade, like a Planet Hemp same, Plebe Rude, or even 'Girl from Ipanema' with a beat up."

3
Zegon in a skateboarding championship in Florianópolis in 2012 (Personal archive)

Killer playlist
I asked the interviewed DJs to indicate the tracks that could not be missing in a perfect set to give that total gas in the skateboard batteries. 

Here are the 15 most cited:


Wu-Tang Clan - "Protect Ya Neck"
Pharcyde - "Soul Flower"
Cypress Hill - "Insane in the Brain"
Dead Kennedys - "Police Truck"
Suicidal Tendencies - "Institutionalized"
Pennywise - "Living for Today"
Offspring - "Nitro"
Ramones - "Commando"
Bad Religion - "Suffer"
Black Sabbath - "Symptom of Universe"
T.S.O.L. - "Flower By The Door"
House of Pain - "Jump Around"
Rage Against The Machine - "Killing In The Name"
Beastie Boys - "Sabotage"
Wu-Tang Clan - "Wu-Tang Clan Is not Nuttin ta Fuck Wit"




Nenhum comentário:

Postar um comentário